Connect with us

Pandemia da Covid-19 é responsável pelo avanço da telemedicina no Brasil, diz médica de Petrópolis

Cidade

Pandemia da Covid-19 é responsável pelo avanço da telemedicina no Brasil, diz médica de Petrópolis

Atendimento já era regulamentado no Brasil desde 2002, mas passou a ser disseminado depois da pandemia

A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de mudanças com relação a comportamentos da sociedade em todo o mundo. Uma delas foi o avanço da telemedicina, atendimento feito por meio de recursos tecnológicos, com objetivo de levar assistência médica de qualidade aos pacientes.

Mestre em Telemedicina e Telessaúde e responsável pela atividade de Telemedicina da Disciplina de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Petrópolis (UNIFASE/FMP), Simone Farah explica sobre os principais benefícios gerados por esta modalidade de atendimento.

Foto: Divulgação

“A Telemedicina tem como objetivos a promoção de saúde, com foco na prevenção, e educação em saúde, com capacitação de alunos da graduação em medicina, residentes e profissionais médicos, assim como de levar informação em saúde aos pacientes”, afirma Simone.

Segundo a especialista, apesar de regulamentada no Brasil desde 2002, foi com a pandemia da Covid-19, que houve esse maior entendimento da relevância da Telemedicina para os cuidados em saúde, tornando sua aplicação ainda mais indispensável.

Simone conta ainda que no dia 5 de maio desde ano, o Conselho Federal de Medicina publicou uma nova Resolução de Telemedicina, ampliando ainda mais a sua utilização no Brasil, o que considera como uma grande conquista.

Avanços na área da saúde

De acordo com a especialista, todos esses avanços de inovação na área da saúde nas últimas décadas têm ampliado ainda mais as oportunidades, permitindo até mesmo o suporte médico remoto aos astronautas em expedições espaciais.

Foto: Divulgação

“A Telemedicina Aeroespacial também é uma das áreas de aplicação, permitindo atendimento médico remoto no espaço, como debatido recentemente em um evento internacional que tive a honra de moderar com experts da NASA, Reino Unido e Estados Unidos “, finalizou.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir