Connect with us

Inclusão social em empresas faz crescer busca por curso de Libras em Petrópolis

Cidade

Inclusão social em empresas faz crescer busca por curso de Libras em Petrópolis

Outro curso em alta na cidade é o de socorrista. Ambos são oferecidos pela instituição Chaves Capacitação Profissional

Segunda língua oficial do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais – Libras – tem obtido cada vez mais espaço nas políticas de inclusão social adotadas por empresas. Apontado como um dos principais cursos procurados durante o período da pandemia, a qualificação também tem registrado uma busca crescente em Petrópolis. Os dados são da Chaves Capacitação Profissional – parceira da Universidade Estácio de Sá – e que, na cidade, oferece mais de 90 cursos profissionalizantes.

Foto ilustrativa: Reprodução/Internet

Uma ferramenta de acolhimento

Regulamentada em 2015, a Lei Brasileira de Inclusão prevê a adoção de medidas que possibilitem a participação plena e ativa de pessoas com deficiência na sociedade. Na pandemia, com a realização de lives com tradução simultânea em Libras, entre tantas outras ações, a linguagem dos sinais passou a ocupar novos espaços e, em Petrópolis, as empresas têm revelado um interesse crescente na inserção da Libras nos ambientes de trabalho.

Você sabia? O Projeto de Lei 5995/19 assegura que pessoas com deficiência auditiva recebam atendimento adequado, por meio de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços e instituições financeiras. Já a lei Lei nº 431, Art. 1º, de 2011, torna obrigatória a inserção de tradutor de libras em ambientes de repartições públicas.

Foto: Divulgação

Curso de curta duração

Em processo para se tornar um instituto de acolhimento de estudantes portadores de deficiências motivados a entrarem no mercado de trabalho, a Chaves, que conta com alunos surdos e autistas, tem hoje a Libras como uma de suas qualificações mais procuradas. Rápido e de curta duração, o curso acontece de maneira 100% presencial. Com cerca de cinco meses de duração, o aluno sai de lá com certificação nacional e apto para realizar atendimentos e dialogar.

Fotos: Divulgação

Curso de socorrista

Além da especialização em Libras, um outro curso que tem estado em alta em Petrópolis, segundo informações da Chaves, é o de socorrista. Mais completo do que o de Primeiros Socorros, uma vez que engloba todas as NRs e o Atendimento Pré-Hospitalar, a qualificação registrou mais procura depois do falecimento da jovem Maria Thereza, que engasgou com um pedaço de maçã em maio desse ano. Comovente, o caso chamou atenção para a formação de socorristas em ambientes de educação.

Você sabia? Sancionada em 2018, a chamada Lei Lucas (13722/18) obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. No dia 23 de maio, devido ao falecimento de Maria Thereza, a Prefeitura de Petrópolis determinou a criação de um grupo de trabalho para criar protocolos de atendimentos em casos de urgência e emergência no atendimento aos alunos da rede municipal de ensino. Hoje, o município também trabalha na regulamentação e consolidação da lei federal.

Descontos para leitores da Sou Petrópolis

Aqueles que tiverem interesse em realizar algum dos cursos oferecidos pelas Chaves que, além de Libras e Socorrista, também disponibiliza qualificações para atendente de farmácia, desenvolvedor de games e apps, robótica, youtuber, entre outros, podem preencher o formulário de pré-inscrição (sem compromisso) disponível clicando aqui. A instituição vai oferecer descontos exclusivos para leitores da Sou Petrópolis.

Foto: Divulgação

A Chaves Capacitação Profissional fica na Rua Marechal Deodoro, 209 – loja 14 A. Mais informações sobre o ensino e as possibilidades de curso podem ser obtidas no site https://gpchaves.com.br/home, Facebook – Chaves Capacitação Profissional – Petrópolis, Instagram @chaves.petropolis ou então pelos telefones (24) 3065-3697 e (24) 97835-1827.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir