Inclusão social em empresas faz crescer busca por curso de Libras em Petrópolis
Outro curso em alta na cidade é o de socorrista. Ambos são oferecidos pela instituição Chaves Capacitação Profissional
Segunda língua oficial do Brasil, a Língua Brasileira de Sinais – Libras – tem obtido cada vez mais espaço nas políticas de inclusão social adotadas por empresas. Apontado como um dos principais cursos procurados durante o período da pandemia, a qualificação também tem registrado uma busca crescente em Petrópolis. Os dados são da Chaves Capacitação Profissional – parceira da Universidade Estácio de Sá – e que, na cidade, oferece mais de 90 cursos profissionalizantes.
Foto ilustrativa: Reprodução/Internet
Uma ferramenta de acolhimento
Regulamentada em 2015, a Lei Brasileira de Inclusão prevê a adoção de medidas que possibilitem a participação plena e ativa de pessoas com deficiência na sociedade. Na pandemia, com a realização de lives com tradução simultânea em Libras, entre tantas outras ações, a linguagem dos sinais passou a ocupar novos espaços e, em Petrópolis, as empresas têm revelado um interesse crescente na inserção da Libras nos ambientes de trabalho.
Você sabia? O Projeto de Lei 5995/19 assegura que pessoas com deficiência auditiva recebam atendimento adequado, por meio de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços e instituições financeiras. Já a lei Lei nº 431, Art. 1º, de 2011, torna obrigatória a inserção de tradutor de libras em ambientes de repartições públicas.
Foto: Divulgação
Curso de curta duração
Em processo para se tornar um instituto de acolhimento de estudantes portadores de deficiências motivados a entrarem no mercado de trabalho, a Chaves, que conta com alunos surdos e autistas, tem hoje a Libras como uma de suas qualificações mais procuradas. Rápido e de curta duração, o curso acontece de maneira 100% presencial. Com cerca de cinco meses de duração, o aluno sai de lá com certificação nacional e apto para realizar atendimentos e dialogar.
Fotos: Divulgação
Curso de socorrista
Além da especialização em Libras, um outro curso que tem estado em alta em Petrópolis, segundo informações da Chaves, é o de socorrista. Mais completo do que o de Primeiros Socorros, uma vez que engloba todas as NRs e o Atendimento Pré-Hospitalar, a qualificação registrou mais procura depois do falecimento da jovem Maria Thereza, que engasgou com um pedaço de maçã em maio desse ano. Comovente, o caso chamou atenção para a formação de socorristas em ambientes de educação.
Você sabia? Sancionada em 2018, a chamada Lei Lucas (13722/18) obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros. No dia 23 de maio, devido ao falecimento de Maria Thereza, a Prefeitura de Petrópolis determinou a criação de um grupo de trabalho para criar protocolos de atendimentos em casos de urgência e emergência no atendimento aos alunos da rede municipal de ensino. Hoje, o município também trabalha na regulamentação e consolidação da lei federal.
Descontos para leitores da Sou Petrópolis
Aqueles que tiverem interesse em realizar algum dos cursos oferecidos pelas Chaves que, além de Libras e Socorrista, também disponibiliza qualificações para atendente de farmácia, desenvolvedor de games e apps, robótica, youtuber, entre outros, podem preencher o formulário de pré-inscrição (sem compromisso) disponível clicando aqui. A instituição vai oferecer descontos exclusivos para leitores da Sou Petrópolis.
Foto: Divulgação
A Chaves Capacitação Profissional fica na Rua Marechal Deodoro, 209 – loja 14 A. Mais informações sobre o ensino e as possibilidades de curso podem ser obtidas no site https://gpchaves.com.br/home, Facebook – Chaves Capacitação Profissional – Petrópolis, Instagram @chaves.petropolis ou então pelos telefones (24) 3065-3697 e (24) 97835-1827.
Veja também:
- Com estoques sanguíneos em estado crítico, Banco de Sangue Santa Teresa pede doações urgentes em Petrópolis
- MPRJ pede para que a Prefeitura de Petrópolis regularize as informações do Portal da Transparência
- Polo de testagem e atendimento da UPA Cascatinha passa a funcionar 24 horas
- Campanha criada por projeto social busca recursos para atender crianças vítimas das chuvas em Corrêas