Connect with us

Adote uma praça: projeto ‘Jardins Imperiais’ busca empresas para cuidar desses espaços em Petrópolis

Cidade

Adote uma praça: projeto ‘Jardins Imperiais’ busca empresas para cuidar desses espaços em Petrópolis

Foram mapeadas 31 praças por toda a cidade, sendo 14 só no Centro. Primeiro jardim a ser adotado é o da Praça da Inconfidência pelo Grupo Kastel

A Prefeitura apresentou nesta sexta-feira (10) o projeto “Jardins Imperiais” para empresários de diversos segmentos. Elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ele faz parte do programa municipal Adote uma Praça e torna possível a “adoção” de um jardim de qualquer praça localizada na cidade. A empresa ou empresário que se interessar assinará um termo junto à Prefeitura e ficará responsável pela manutenção do local.

Foto: Ascom PMP

Segundo a Prefeitura, foram mapeadas 31 praças por toda a cidade, sendo 14 só no Centro. Dessas, algumas já estão na mira de empresários que desejam participar do projeto de patrocínio dos jardins.

“Acreditamos muito na parceria com o setor privado. A cidade vem enfrentando momentos difíceis após as duas chuvas e essas parcerias além de ajudar na recuperação também aumentam o sentimento de pertencimento”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Praça da Inconfidência

O primeiro jardim a ser “adotado” na cidade é o da Praça da Inconfidência, no Centro. A Prefeitura e o grupo Kastel (rede de hotéis) estão em fase final do processo. O grupo vai ficar responsável pelo plantio das espécies de plantas autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e depois pela manutenção do jardim.

“Temos uma relação de flores sugeridas por um botânico da Fiocruz”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares, acrescentando que  projeto que foi muito bem aceito pelos empresários. “Várias conversas já foram iniciadas e em breve outros jardins também serão adotados”, afirmou.

Outras praças

Além da Praça da Inconfidência, os jardins das praças Visconde de Mauá (Praça da Águia), Canteiro Roberto Costa (ao lado do Palácio de Cristal), Liberdade, 14 Bis, Paulo Carneiro e Pasteur; além do Trevo de Bonsucesso e o Relógio das Flores estão na lista de possíveis patrocinadores.

Uma placa (que teve o layout elaborado pelo Laboratório de Arquitetura da Estácio de Sá) será instalada no local adotado, onde constará o nome do patrocinador e as características da praça e do jardim. A empresa que se interessar pelo projeto também receberá incentivos fiscais.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir