Iniciativa do Hospital Santa Teresa em Petrópolis reforça cuidado humanizado com pacientes
Movimento “O que importa para você?” ocorre na unidade desde 2016. Objetivo é valorizar a identidade do paciente, aproximando os profissionais por meio da escuta e estimulando o cuidado integral, além da patologia
Caracterizada como a palhaça Marrom Glacê, a atriz Rose Assis contou com um palco diferente para atuar e contar histórias.
Acompanhada pelo fantoche Zeca, a personagem teve um encontro especial com pacientes da Pediatria e Hemodiálise do Hospital Santa Teresa, de Petrópolis. A visita marcou o dia do movimento “O que importa para você?”, realizado na instituição desde 2016.
Foto: Divulgação/HST
A campanha
“O que importa para você?” é comemorado em junho, quando uma campanha relembra a importância do movimento. No entanto, ações são realizadas durante todo o ano no Hospital Santa Teresa. O objetivo é valorizar a identidade do paciente, aproximando os profissionais por meio da escuta e estimulando o cuidado integral, além da patologia.
“Estimulamos os colaboradores a estarem sempre atentos a pequenas ações que podem tornar o dia dos pacientes melhor”, comentou a coordenadora de Processos e Qualidade, Ana Paula Stutzel.
O movimento
Para a enfermeira Analista de Qualidade e Segurança do Paciente, Anna Luiza Dumard, o movimento reforça a missão da Instituição, que é cuidar: “Perguntando, ouvindo e fazendo o que importa para nossos pacientes, tornamos o nosso atendimento cada vez mais humanizado”, avaliou.
“A Rede Santa Catarina foi pioneira na adoção do movimento de forma estruturada no Brasil. Treinamos nossos colaboradores para estarem abertos a ouvir os anseios dos pacientes porque entendemos a importância de cuidar do amor de alguém. Realizar pequenos gestos que importam para nossos pacientes trazem benefícios para todos e para o tratamento”, explicou o diretor executivo, o médico Leonardo Menezes.