Connect with us

24ª edição do Solstício do Som será em junho na Praça da Liberdade

Cultura

24ª edição do Solstício do Som será em junho na Praça da Liberdade

Festival terá música, arte, dança e literatura entre os dias 17 e 21 de junho

A 24ª edição do Solstício do Som será no Palco Solstício, na Praça da Liberdade. Reunindo música, arte, dança e literatura e valorizando o que é produzido na cidade, o festival ocorre entre os dias 17 e 21 de junho.

A realização do evento na Praça já tem liberação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do IMC (Instituto Municipal de Cultura) e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Petrópolis.

A primeira edição do Solstício ocorreu em 2010, já com a ideia de reunir artistas locais em espaços públicos da cidade.

Foto: Rubens Paiva

Doze anos de história

Além da Praça da Liberdade, ao longo de seus 12 anos de história, o evento já ocupou as praças da Inconfidência (Rosário), Visconde de Mauá (da Águia), Princesa Isabel (Catedral) e D. Pedro II. O Solstício também já teve edições na Casa Visconde de Mauá (perto do Palácio de Cristal).

“É preciso enaltecer o importante trabalho realizado pela administração Rubens Bomtempo, em especial à Silvia Guédon (Turispetro) e Diana Iliescu (IMC), na viabilização do retorno da atividade cultural ao espaço público. Realizar os eventos ocupando de forma responsável e em harmonia com a vizinhança, oferecendo-o à atividade artística, é trabalhar a autoestima dos cidadãos e incentivá-los a expressar seus sentimentos através das artes. O Solstício do Som se propõe a entregar lazer, saúde pública e acesso universal à cultura aos petropolitanos, moradores e visitantes”, diz João Verleun, idealizador do evento.

Retorno do público

Durante a pandemia, o evento ocorreu on-line, no Santa Cecília, na Piccola Arena e na edição de verão, em dezembro, com acesso controlado de público, no Centro de Cultura.

A 24ª edição vai marcar também o retorno do festival com a presença de público.

Além das atrações musicais, o Solstício apresenta a Galeria Michael Lennertz, em parceria com a curadora Isabela Bentes; atrações cênicas (dança / teatro), organizadas pela bailarina Daniela Aubaut e literárias (sarau / livros) propostas pela jornalista Aline Rickly e a produtora Catarina Maul.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir