[Dia Mundial da Doação de Leite Humano] veja como doar leite em Petrópolis
Cidade conta com os Bancos de Leite do Hospital Alcides e Carneiro e do Hospital Unimed
Matéria atualizada às 12 do dia 14 de maio de 2024
Neste domimgo – 19 de maio é comemorado o Dia Mundial da Doação de Leite Humano. A data tem como objetivo estimular a doação de leite humano e promover debates sobre a importância do aleitamento materno. Em Petrópolis, o Banco de Leite do Hospital Unimed e do Hospital Alcides Carneiro recebem doações de leite materno durante todo o ano.
De acordo com o Ministério da Saúde, o leite materno é considerado o melhor alimento para os recém-nascidos.
Fotos: Divulgação/Unimed Petrópolis e Brno Esaki
Como doar para o Banco de Leite do Hospital Unimed?
Credenciado pelo Ministério da Saúde, o Banco de Leite do Hospital Unimed recebe as doações destinadas a bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães. As doações podem ser feitas por qualquer mulher que amamente, bastando apenas ser saudável, estar com os exames de pré-natal em dia, produzir leite excedente e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação.
Para doar para o banco de leite em Petrópolis, é preciso entrar em contato com a unidade ligando para o número (24) 2291-9846.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Toda a orientação para a doação será dada pelos responsáveis da unidade.
Foto: reprodução Unimed
Como doar para o Banco de Leite do Hospital Alcides Carneiro?
O Banco de Leite do Hospital Alcides Carneiro é uma parceria entre a Secretaria de Saúde, por meio do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac) e a UNIFASE. O local possui toda a infraestrutura e equipamentos exigidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É destinado a captar, armazenar, processar e distribuir o leite materno doado aos bebês da UTI Neonatal do HAC, além de proporcionar uma rede de apoio, que se estende desde a conscientização da importância do aleitamento materno até a realização de intervenções assistenciais junto às mães e aos bebês.
Os profissionais do banco de leite atendem o público de segunda a sexta-feira-feira, das 7h às 16h. As lactantes que desejam doar devem entrar em contato com a equipe do Banco de Leite Humano pelo telefone (24) 2236-6600 (Ramal 264) ou pelo e-mail bancodeleite@alcidescarneiro.com, por onde receberão orientações sobre a ordenha, armazenamento e transporte do leite.
Foto: divulgação
Dados
A amamentação é a forma mais eficaz de proteger os bebês da mortalidade infantil, diminuindo em até 13% os óbitos de menores de 5 anos, e também reduzir a ocorrência de diarréias e infecções, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, traz inúmeros benefícios à saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e de ovário, por exemplo.
Estima-se que a cada ano 340 mil bebês brasileiros prematuros ou de baixo peso nasçam no País, o que corresponde a 12% do total de nascidos vivos.