Petrópolis avança na dragagem dos rios: serviço chega à Rua do Imperador e Coronel Veiga nesta semana
Segundo a Prefeitura, todo o mato que se acumulou ao redor do rio após as chuvas de fevereiro e março também está sendo retirado, assim como os bancos de areia e lixo estão sendo removidos
Petrópolis está avançado nos serviços de dragagem dos rios do Centro Histórico. Nesta semana, as equipes estão trabalhando no leito e margem do rio na altura da Avenida Koeler e vão seguir nos próximos dias, em direção à Rua Roberto da Silveira, Rua Padre Siqueira e Avenida Tiradentes.
Foto: Divulgação/PMP
Segundo a Prefeitura, o Rio Palatino, na Rua do Imperador; e o Rio Quitandinha na altura da Rua Coronel Veiga, também vão receber as intervenções nos próximos dias.
Em matriz definida pela 4ª Vara Cível, ficou estipulado que o Governo do Estado tem a responsabilidade pela dragagem dos rios. Mesmo assim, o município iniciou ação conjunta para garantir a recuperação da cidade no menor prazo possível.
As intervenções começaram no mês de março, no rio Piabanha, no trecho do Palácio de Cristal, entre as Avenidas Barão do Rio Branco e Piabanha.
Recuperação das margens
Ao todo, duas escavadeiras hidráulicas, um trator e 10 caminhões estão sendo utilizados na execução do trabalho.
O trabalho vai além da dragagem do leito dos rios: todo o mato que se acumulou ao redor do rio está sendo retirado, assim como os bancos de areia e lixo estão sendo removidos.
As equipes de jardinagem da Comdep estão recuperando os canteiros e fazendo o plantio das flores que ficam nas margens dos rios.
“Muitas vezes, os sedimentos são empurrados de forma natural pela água ou pelo vento. Porém, muito lixo tem sido encontrado no leito dos rios. É importante que a população tenha o cuidado de não jogar lixo e não deixar resto de material na beira dos rios.”, destacou o diretor-presidente da Comdep, Léo França.