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Com composição de Ernani Aguiar, história de Aleijadinho estreia em formato de Ópera

Cultura

Com composição de Ernani Aguiar, história de Aleijadinho estreia em formato de Ópera

Ernani mora em Petrópolis e é considerado um dos mais importantes compositores de música erudita do Brasil. A ópera apresentada em Ouro Preto, cidade onde nasceu e morreu Aleijadinho, foi composta sobre o libreto do maestro André Cardoso

Com composição de Ernani Aguiar, a ópera Aleijadinho estreou no dia 29 de abril, em Ouro Preto (MG). Ernani mora em Petrópolis e é considerado um dos mais importantes compositores de música erudita do Brasil.

Foto: Reprodução Revista CONCERTO

Nesta ópera, Ernani utilizou vários ritmos brasileiros como o lundu e seresta. “A seresta é uma forma de expressão musical característica da cidade de Ouro Preto onde Aleijadinho nasceu, produziu várias obras e morreu”, disse Ernani.

Segundo o compositor, o “sonho Aleijadinho” já existia há dez anos. “Não sei quem teve a ideia primeiro, se fui eu ou o maestro André Cardoso. Sei que ele foi pesquisar até as obras dos inconfidentes e depois preparou o libreto todo e eu trabalhei em cima disso. Logo que eu comecei a agilizar o trabalho, o estado de Minas se interessou e recebemos o apoio. E foi uma super produção”, comenta Ernani.

André Cardoso, Silvio Viegas e Ernani Aguiar/ Foto: Revista CONCERTO

A obra é uma produção da Fundação Clóvis Salgado, com a participação da Orquestra Sinfônica e do Coro Lírico de Minas Gerais, ambos regidos pelo maestro Silvio Viegas.

A ópera será apresentada também no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, nos dias 14,16, 18 e 20 de maio com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Coral Lírico de Belo Horizonte e Balé do Palácio.

A obra contará com o barítono Johnny França no papel de Aleijadinho e a regência do maestro Silvio Viegas, também de Minas Gerais.

Ópera em Petrópolis

Sobre ter algum de seus espetáculos em Petrópolis, Ernani revela que tem interesse em ver sua ópera sobre o Menino Maluquinho, baseada nas obras de Ziraldo, no Theatro Dom Pedro.

“Abro mão até dos direitos autorais, só teriam que pagar o aluguel dos materiais”, diz o maestro, referindo-se ao apoio que seria necessário por parte do poder público.

Foto: Alexandre Peixoto

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