Connect with us

Bauernfest será em junho seguindo calendário de eventos de Petrópolis

Cidade

Bauernfest será em junho seguindo calendário de eventos de Petrópolis

Obras no Palácio de Cristal estão em andamento para receber a festa alemã entre os dias 23 de junho e 10 de julho

A Bauernfest, tradicional festa alemã, deve ocorrer em junho seguindo o calendário de eventos de Petrópolis. A informação foi confirmada pelo município nesta quarta-feira (20). Segundo a Prefeitura, as obras no Palácio de Cristal estão em andamento para receber a festa daqui a dois meses.

Foto: Divulgação Ascom PMP

A Bauernfest é o maior evento de Petrópolis e ocorre sempre no mês de junho em homenagem ao Dia do Colono Alemão, comemorado no dia 29. A expectativa é que neste ano ocorra entre os dias 23 de junho e 10 de julho. Em 2020 e 2021, a festa aconteceu de maneira remota devido à pandemia do coronavírus.

Opiniões divididas

A realização do evento neste ano tem dividido opiniões na cidade. De um lado, os setores ligados ao turismo reforçam a necessidade da festa para ajudar a economia local. De outro, grupos folclóricos pedem para que o evento seja adiado, porque acreditam que o tempo é insuficiente para os ensaios e também pelo fato de as tragédias que atingiram a cidade terem sido recentes.

Para Germano Valente, presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindPetrópolis), o retorno do evento presencial é fundamental para a cidade que atravessou dois períodos complicados, primeiro com a pandemia e, depois, com as tragédias consecutivas no Centro Histórico.

“Temos uma economia que está fragilizada e precisa se recuperar para continuar gerando emprego e renda. Sabemos que a Bauernfest é o principal evento do nosso calendário e contar com a festa neste ano será muito importante”, diz.

Foto: Ascom PMP

Germano lembra que grandes eventos movimentam a cadeia do turismo como um todo, trazendo um dinheiro de fora para circular no município. Com isso, são movimentados diversos setores: além de hotéis, bares e restaurantes, também o comércio e o setor de serviços.

“Estamos vendo uma impulsionada no turismo em Itaipava neste mês após a realização das copas de Mountain Bike e agora com o Rock The Mountain. No último fim de semana chegamos a 90% de ocupação na rede hoteleira. E precisamos fazer com que o Centro também possa sediar grandes eventos para que a economia gire na cidade como um todo. Claro que, para isso, contamos com o poder público para garantir a infraestrutura necessária para que o evento ocorra de maneira segura e sustentável”, diz.

Grupos folclóricos

Elisabeth Graebner, fundadora e diretora do grupo Folclórico Kaiserstadt Kulturkreis, diz que os grupos têm dialogado com o município pedindo para que a Bauernfest seja adiada em três meses. “Se a festa acontecer na data marcada em junho como o trade deseja, a apresentação dos grupos folclóricos será muito aquém do que se apresentava no palco nas festas até então”, diz.

Foto: @kaiser_kult

Segundo Elisabeth, alguns grupos ainda estão sem lugar para ensaiar porque os espaços ainda estão sendo usados pelas vítimas das chuvas. “Também tem a questão do tempo que, para ensaiar um repertório para uma Bauernfest, é muito curto. Temos menos de dois meses para isso quando antes ensaiávamos durante um ano inteiro”, explica.

Ela diz ainda que outro ponto que preocupa os grupos folclóricos da cidade é com relação aos trajes, já que alguns não estão servindo nos dançarinos.

“Em dois anos e meio as pessoas cresceram, engordaram e os trajes não servem. E aí vem a falta de verbas para conseguir isso. Ou seja, não existe tempo, dinheiro ou espírito festivo para tal. Nós não temos pressa para voltar com nossos ensaios ou apresentações. Queremos acima de tudo, a nossa cidade reconstruída e bonita de novo. Se dependesse de alguns grupos folclóricos, a festa não aconteceria nesse 2022”, conclui Elisabeth.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir