Connect with us

Petrópolis marca presença na Expo Rio Turismo que vai até domingo

Turismo

Petrópolis marca presença na Expo Rio Turismo que vai até domingo

Cidade busca retomada no setor do turismo após ter sido impactada pela pandemia e por duas tragédias consecutivas

Petrópolis está marcando presença na Expo Rio Turismo que vai até domingo (27), com programação diversificada no Jockey Club, no Rio. O evento é voltado para valorização dos destinos turísticos do Estado.

Foto: Divulgação Ascom PMP

Considerado o maior evento de turismo do Estado, a exposição reúne informações dos 92 municípios do Rio de Janeiro para uma troca de experiências e divulgação dos principais atrativos de cada região.

“O secretário estadual de turismo pediu aos participantes do encontro que todos se empenhassem para ajudar Petrópolis que precisa, nesse momento, de apoio para recomeçar. A cidade agradece essa onda de solidariedade que estamos acompanhando desde a primeira chuva em fevereiro. Agora é olhar para frente e reconstruir a cidade”, revela Silvia Guédon, secretária de Turismo

Serra Verde Imperial

Petrópolis faz parte do stand da Serra Verde Imperial e contará com parcerias com a sociedade civil organizada, apresentando o que há de melhor no município.

“Trouxemos amostras de tudo que faz de Petrópolis um lugar especial. Artesanato, gastronomia, roteiros culturais, entre outros. Acreditamos que essa é uma ótima oportunidade de mostrar que a cidade é resiliente e vai se recuperar, principalmente contando com o turismo que movimenta mais de 50 setores econômicos do município e gera cerca de oito mil empregos”, diz o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares.

Retomada e alta temporada

O Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis (SindPetrópolis) também marca presença no evento e vê a feira como uma busca pela retomada do turismo na cidade impactada pela pandemia e por duas tragédias consecutivas.

Representantes dos sindicatos de hospedagem e alimentação de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo na Expo Rio. Foto: Divulgação SindPetrópolis

Para Germano Valente, presidente do SindPetrópolis, o desafio é projetar a cidade para reaquecer o turismo para o inverno, estação de alta temporada no município.

“Sabemos que Petrópolis enfrenta um período difícil, mas precisamos pensar na recuperação e reconstrução do município. Uma cidade linda, histórica, que conta com importantes atrativos turísticos, como o Museu Imperial, e uma arquitetura ímpar com seus casarões do século 19. Nosso objetivo agora é cobrar medidas para que a cidade se recupere e projetar a importância de que as pessoas voltem a se hospedar e consumir na cidade”, diz.

Germano acredita que a presença na Expo Rio é fundamental já que Petrópolis como um todo, não só o Centro, mas os bairros e distritos, é uma cidade turística.

Parque de Itaipava/ Foto: Arquivo Sou Petrópolis

“Temos uma série de atrativos gastronômicos e naturais que a cidade oferece. Temos Itaipava que é um polo importante, com a feirinha, os restaurantes; temos Secretário com suas belezas naturais e proximidade com a natureza; temos o Brejal com seu circuito rural. Estamos aqui para mostrar essa gama de oportunidades que o turista encontra em Petrópolis”, elenca.

Durante a Expo Rio Turismo, o Rio Solidário vai arrecadar 1 kg de alimento não perecível ou item de limpeza que serão doados às vítimas das chuvas em Petrópolis.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir