Connect with us

Inaugurado na pandemia, restaurante Família Scharder celebra um ano de fundação, desafios e conquistas

Cidade

Inaugurado na pandemia, restaurante Família Scharder celebra um ano de fundação, desafios e conquistas

Negócio teve seu empório afetado pelas chuvas e tem sido apoiado pelo consumo dos clientes

Fundado em meio à pandemia, o restaurante Família Scharder celebra um ano de fundação esta semana. Restaurante oficial da Bauernfest, em tão pouco tempo o estabelecimento já acumula uma série de obstáculos enfrentados, desafios, experiências e uma rede crescente de apoio. Com atendimento delivery, presencial e um empório germânico com a venda de lanches e importados, os Scharder provaram que chegaram para ficar.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Sabores de família

Conduzido por Michel Scharder, sua mãe Norma e seu filho Gabriel, o Família Scharder é o legado dos sabores construídos pela família ao longo dos anos. Resultado de receitas passadas de geração em geração pela avó de Michel, o empreendimento permite ao público conhecer a cultura germânica através de seu paladar. São receitas de molho de curry, salada de batata e purê de maçã que revelam traços da história da família que, como tantas outras, embarcou no Brasil com os sabores da terra natal como ponte para memórias e boas recordações – hoje ponto de partidas para a construção de ainda mais lembranças.

Foto: Divulgação

De food truck a restaurante oficial da Bauernfest

Quem vê o Família Scharder hoje, com sede própria e prosperando, não imagina que a história do empreendimento tenha sido iniciada com a atuação da família em festas e eventos com food trucks. Embora o foco de atuação do grupo não tenha sido sempre a culinária germânica, há 15 anos a família participa da Bauernfest. Tornando-se o restaurante oficial da festa em 2019, com a pandemia os Scharder deram início ao sistema de delivery para suprir a demanda durante o período da Bauern no primeiro ano de pandemia. A dinâmica deu tão certo que, dez meses depois, a família inaugurou seu próprio restaurante, na R. Francisco Manoel, 59 – Centro.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Em meio a desafios e obstáculos

Não foi fácil, mas aqui estão eles! Oito dias depois da inauguração da sede própria da Família Scharder, o estabelecimento precisou fechar devido à publicação do decreto municipal que solicitava a interrupção do atendimento presencial do comércio. De volta à normalidade em abril, depois de sete meses a família inaugurou seu próprio Empório Germânico bem pertinho do restaurante, na Av. 7 de Abril, 549 – Centro. Com a proposta de ser uma lanchonete temática, o empório também oferece a venda de produtos germânicos e importados. Em fevereiro deste ano, a família enfrentou mais um desafio: as enchentes.

Fotos: Arquivo/Sou Petrópolis

Recomeço

Embora o restaurante da família não tenha sido afetado, o Empório Germânico foi invadido pela enchente, fazendo com que os Scharder perdessem todas as suas mercadorias – que haviam sido repostas no dia anterior, uma geladeira expositora de cinco portas, a chopeira de seis bicos, dois freezers, um balcão refrigerado e o maquinário da cozinha. A expectativa é reabrir o local, que oferece a venda de embutidos, salsicharia, doces e cervejarias importadas – estas de nove diferentes países – em abril.

Fotos: Reprodução/Instagram Empório Germânico

Por 17 dias fechado, o restaurante Família Scharder operou na fabricação de quentinhas para amparar as famílias desabrigadas pelo desastre e os voluntários e, agora em março, reabriu as portas ao público. Aqueles que quiserem apoiá-lo na retomada das atividades e recuperação do prejuízo causado pelas chuvas podem fazer tanto seus pedidos de forma remota, pelo WhatsApp (24) 99294-5054, quanto de maneira presencial, no restaurante que fica na R. Francisco Manoel, 59 – Centro.

Mais informações sobre o empreendimento podem ser obtidas na página @familiascharderessen

Veja também:

Essa matéria foi realizada com o apoio e patrocínio de Família Scharder
visitar Família Scharder Família Scharder no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir