Aluguel Social: Cobea faz campanha para locadores aceitarem animais de estimação das famílias atingidas pelas chuvas
Sem permissão dos proprietários dos imóveis, destino de animais ainda é incerto e superlotação em abrigos e lares temporários gera preocupação
Nesta quinta-feira (17) expomos aqui o drama das famílias atingidas pelas chuvas de fevereiro que conseguiram um novo lar pelo Aluguel Social, mas não puderam levar seus animais de estimação.
A titular da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea), Raphaela Buriche explicou que muitos locadores se recusam a aceitar inquilinos com cães e gatos, sob a alegação de que os animais deterioram os imóveis. Pensando nisso, a Cobea está criando campanhas que incentivem os proprietários dos imóveis a aceitar os animais.
Foto Divulgação PMP
“Estamos preparando uma campanha de sensibilização dos proprietários, pois os animais de estimação são integrantes importantíssimos da vida das famílias. É de relevância inquestionável que permaneçam juntos”, afirma Raphaela, para assinalar que essa preocupação é compartilhada pela Secretaria de Assistência Social, que responde pelo Aluguel Social.
Foto Divulgação PMP
Lar temporário
A Cobea, vinculada à Coordenadoria Especial de Articulação Institucional da Prefeitura, encaminhou a lares temporários cerca de 100 animais – cães, na maioria – desde a chuva de 15 de fevereiro. Mantidos por pessoas identificadas com a causa animal, esses lugares abrigam atualmente cerca de 50 bichos, incluídos cães e gatos que não foram procurados por tutores.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
Além disso, abrigos montados por ONGs e entidades voluntárias estão cada vez mais ocupados por animais das famílias atingidas na tragédia ou que ainda não tiveram notícia de seus donos.
Feiras de adoção e cadastro de lar temporário
A Cobea disse que planeja também promover eventos de adoção para os animais acolhidos nos lares provisórios, a fim de conseguir novos tutores.
O cadastro para lares temporários pode ser feito pelo telefone 24 99204-0647 e pelo endereço eletrônico ceaicobea@petropolis.rj.gov.br.
Veja também
- 365 famílias atingidas pela tragédia são incluídas no benefício do aluguel social
- Praça da Águia recebe 233 cruzes em ato que homenageia vítimas e cobra medidas para evitar novas tragédias em Petrópolis
- Resgatada após 9 dias sob os escombros, gata Vitória se recupera bem e se torna símbolo de esperança em Petrópolis