Sem permissão dos locadores, vítimas da tragédia precisam deixar animais de estimação ao se mudarem para novas casas
Coordenadoria de Bem-Estar Animal disse que está preparando campanha de sensibilização para os proprietários dos imóveis
As famílias atingidas pela tragédia em Petrópolis têm enfrentado um novo problema na hora de mudar para as novas moradias: a falta de permissão dos locadores para levar os animais de estimação.
Foto: Arquivos Sou Petrópolis
Com isso, têm sido buscado ainda mais lares temporários para os bichinhos. Nesta quinta, pelo menos quatro famílias que deixaram os abrigos passaram por esta situação. “Precisamos de adoção porque provavelmente essas famílias não terão os animais de volta”, disse uma pessoa que estava em um dos abrigos, mas preferiu não se identificar.
“Já foram tantas dores e perdas e além de tudo esses tutores terão que se separar dos seus melhores amigos sem saber seu destino! O que fazer? Como ajudá-los?”, questiona Márcia Coelho, voluntária da Ong Dog’s Heaven.
Campanha de sensibilização
Por meio de nota, a Prefeitura de Petrópolis reconheceu o problema e disse que está preparando uma campanha para sensibilizar estes proprietários.
“Os animais de estimação são integrantes importantíssimos da vida das famílias. É de relevância inquestionável que permaneçam juntos”, afirma Raphaela. Buriche, titular da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea). De acordo com ela, os proprietários alegam que os animais deterioram os imóveis.
Desde o dia da tragédia, 15 de fevereiro, a Cobea informa que encaminhou 100 animais – na maioria cães – para lares temporários. Atualmente, 50 bichos que não foram procurados por seus tutores continuam nesses locais.
Adoções
A Cobea disse que planeja também promover eventos de adoção para os animais acolhidos nos lares provisórios, a fim de conseguir novos tutores.
O cadastro para lares temporários pode ser feito pelo telefone 24 99204-0647 e pelo endereço eletrônico ceaicobea@petropolis.rj.gov.br.
Veja também
- 365 famílias atingidas pela tragédia são incluídas no benefício do aluguel social
- Praça da Águia recebe 233 cruzes em ato que homenageia vítimas e cobra medidas para evitar novas tragédias em Petrópolis
- Resgatada após 9 dias sob os escombros, gata Vitória se recupera bem e se torna símbolo de esperança em Petrópolis