Connect with us

Conheça 6 ruas e bairros em Petrópolis que fazem homenagem a importantes mulheres da história

História

Conheça 6 ruas e bairros em Petrópolis que fazem homenagem a importantes mulheres da história

Curiosidades a cada esquina

Cidade que respira história, a cada esquina de Petrópolis é possível se deparar com fatos e curiosidades relacionados à trajetória do município e daqueles que escreveram sua história. No Dia da Mulher, conheça 6 ruas e bairros petropolitanos que fazem homenagem a importantes figuras femininas do passado.

1- Rua Djanira – Samambaia

Nem mesmo a paulista Djanira, considerada a única artista brasileira a ter uma obra exposta no Museu do Vaticano, resistiu aos encantos de Petrópolis. Isso porque a pintora escolheu a cidade para morar durante um tempo e acabou se tornando petropolitana de coração. Sua maior tela, por exemplo, doada ao Liceu Municipal Carolino Ambrósio, retrata, em seus 12 metros de comprimento e 3,5 metros de altura, a cidade na década de 50.

Foto: Reprodução/Internet

2- Rua Teresa – Centro

Maior polo de moda a céu aberto do Estado do Rio de Janeiro, a Rua Teresa foi a primeira via a dar acesso ao Centro de Petrópolis e a receber o tráfego de veículos – inicialmente, carroças transportadas por animais e, posteriormente, os primeiros veículos automotivos. O nome da rua é homenagem à esposa do Imperador D. Pedro II, a Imperatriz Teresa Cristina.

Leia também: Quem é a Teresa da Rua Teresa?

Acervo Público e Arquivos SOU

3- Rua da Imperatriz – Centro

E não é que ela recebeu homenagem dupla? A Rua da Imperatriz, no Centro, também faz referência à Teresa Cristina. Apelidada de “Mãe dos Brasileiros”, ela foi a esposa do imperador Pedro II e imperatriz consorte do Império do Brasil de 1842 até a Proclamação da República, em 1889.

Foto: Drone Imperial

4- Rua Nair de Teffé – Quitandinha

Considerada a primeira cartunista mulher do mundo, Nair de Teffé foi um diamante para Petrópolis. À frente de seu tempo e descrita pela revista Fon-Fon como alguém que falava com calor, Nair se expressava sob o pseudônimo Rian (Nair ao contrário). Filha do Barão de Teffé, a cartunista nasceu em Petrópolis e cresceu na Europa, mas é como dizem: o bom filho à casa retorna. Culta, chegou também a presidir a Academia Petropolitana de Letras.

Fotos: Reprodução/Internet

5- Rua Magdalena Tagliaferro

Diante de belezas naturais valiosas, se torna difícil não se deixar inspirar por Petrópolis. No campo das artes, a cidade foi berço da notável pianista Magdalena Tagliaferro. filha de franceses, a artista fez sua estreia em público aos nove anos de idade e, ao longo da carreira, passou por quatro continentes e 37 países. Uma de suas principais conquistas foi receber, em Paris, uma das mais altas condecorações: a Legião de Honra da França.

Foto: Arquivo da Biblioteca Municipal

6- Loteamento Madame Machado – Itaipava

De acordo com moradores da região, Madame Machado era esposa do médico português José da Gama Machado. Ele era proprietário da Fazenda Nova Constância, de 70 alqueires que, posteriormente, foi loteada e deu origem ao bairro de mesmo nome. A localidade é, principalmente, residencial e fica no distrito de Itaipava.

Foto: Reprodução/Facebook Madame Machado Vendas e Trocas

Conhece mais alguma via ou local em Petrópolis que faça homenagem a alguma mulher da história? Conta pra gente nos comentários =)

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir