Connect with us

Livraria que perdeu mais de 14 mil títulos após alagamento em Petrópolis reabre neste sábado

Cidade

Livraria que perdeu mais de 14 mil títulos após alagamento em Petrópolis reabre neste sábado

Estoque estava no subsolo da loja, que fica na Rua 16 de Março

A Livraria Nobel, que perdeu mais de 14 mil títulos após o alagamento que atingiu a Rua 16 de Março no dia 15 de fevereiro, se prepara para reabrir ao público às 10h deste sábado (5).

Foto: Divulgação Nobel

A reabertura terá obras que estavam na loja e não foram atingidas pelo alagamento. Segundo o proprietário, Amauri Madeira, os livros perdidos estavam no subsolo e não puderam ser recuperados porque estiveram em contato com água de esgoto e podem representar risco à saúde. “A perda cultural foi muito grande”, diz.

Foto: Arquivo Pessoal Amauri Madeira

A livraria emprega oito pessoas e, desde o dia da tragédia, tem contado com uma rede de colaboração para garantir a reabertura. “A gente teve trabalho voluntário de muita gente. Pessoas que chegaram para limpar, que pegaram no pesado. A gente nem conhecia muitas dessas pessoas…Uma rede incrível que se formou. É isso que dá força para continuar”, afirma Amauri.

Campanha Compre mais um

A livraria vai lançar também neste sábado, a campanha Compre mais um, para que os apoiadores possam também presentear alguém com um livro. A ideia é gerar uma corrente do bem para ajudar a recuperação do local.

Foto: Divulgação Nobel

“É uma forma de solidarizar com as perdas e fazer com que a economia circule aqui na cidade. Sem contar que o livro é um produto que tem a capacidade de mudar a vida de muita gente”, diz o proprietário.

Sobre a reabertura, duas semanas após a tragédia, Amauri considera que é a cultura que está resistindo e reforça que tem recebido muito carinho de diversas partes do país.

“Agora é olhar para frente”, afirma ele, sem deixar esconder seu fascínio pelos livros e a vontade de manter a livraria como agente de transformação para as futuras gerações.

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir