Livraria que perdeu mais de 14 mil títulos após alagamento em Petrópolis reabre neste sábado
Estoque estava no subsolo da loja, que fica na Rua 16 de Março
A Livraria Nobel, que perdeu mais de 14 mil títulos após o alagamento que atingiu a Rua 16 de Março no dia 15 de fevereiro, se prepara para reabrir ao público às 10h deste sábado (5).
Foto: Divulgação Nobel
A reabertura terá obras que estavam na loja e não foram atingidas pelo alagamento. Segundo o proprietário, Amauri Madeira, os livros perdidos estavam no subsolo e não puderam ser recuperados porque estiveram em contato com água de esgoto e podem representar risco à saúde. “A perda cultural foi muito grande”, diz.
Foto: Arquivo Pessoal Amauri Madeira
A livraria emprega oito pessoas e, desde o dia da tragédia, tem contado com uma rede de colaboração para garantir a reabertura. “A gente teve trabalho voluntário de muita gente. Pessoas que chegaram para limpar, que pegaram no pesado. A gente nem conhecia muitas dessas pessoas…Uma rede incrível que se formou. É isso que dá força para continuar”, afirma Amauri.
Campanha Compre mais um
A livraria vai lançar também neste sábado, a campanha Compre mais um, para que os apoiadores possam também presentear alguém com um livro. A ideia é gerar uma corrente do bem para ajudar a recuperação do local.
Foto: Divulgação Nobel
“É uma forma de solidarizar com as perdas e fazer com que a economia circule aqui na cidade. Sem contar que o livro é um produto que tem a capacidade de mudar a vida de muita gente”, diz o proprietário.
Sobre a reabertura, duas semanas após a tragédia, Amauri considera que é a cultura que está resistindo e reforça que tem recebido muito carinho de diversas partes do país.
“Agora é olhar para frente”, afirma ele, sem deixar esconder seu fascínio pelos livros e a vontade de manter a livraria como agente de transformação para as futuras gerações.