Connect with us

Confira 5 formas de ajudar o comércio de Petrópolis a se reerguer após a tragédia

Petrópolis do bem

Confira 5 formas de ajudar o comércio de Petrópolis a se reerguer após a tragédia

No momento em que o comércio começava a se reaquecer após quase dois anos de pandemia, Petrópolis foi atingida pela maior tragédia de sua história, fazendo com que muitos comerciantes tivessem seus estabelecimentos destruídos e muitas de suas mercadorias perdidas. Como parte da rede de apoio que se formou na cidade, os petropolitanos têm se unido na retomada das atividades do segmento. Confira, abaixo, algumas maneiras de ajudar:

1- Apoie o comércio local através da compra remota

Sabendo que muitos bairros ainda têm suas vias interditadas e que a indicação é deixar as ruas livres para atendimentos emergenciais e buscas por vítimas, a sugestão é apoiar o comércio local através da compra remota. Além das vendas diretas realizadas com cada estabelecimento, algumas plataformas e polos centralizam uma série de mercadorias de origem local. Dentro do segmento da moda, os principais deles são:

– Rua Teresa: mais de 100 marcas vendendo para todo o Brasil. A listagem completa de lojas pode ser conferida clicando aqui. Mais informações: @ruateresaoficial

Fotos: Reprodução/Instagram @ruateresaoficial

– Rua 16 de Março: polo que reúne moda, cultura e gastronomia, a 16 de Março também disponibilizou neste link um levantamento das lojas associadas para quem deseja comprar online. Mais informações: @rua16demarco

– Polo comercial do Bingen: através da página @polocomercialdobingen é possível ficar em dia com as promoções dos lojistas do Bingen, além de efetuar a compra a distância

2- Conheça a Cria Local

Anterior à pandemia e à tragédia em Petrópolis, a Cria Local nasce do propósito de estimular e facilitar o consumo daquilo que é local. Com diversos segmentos que vão desde hortaliças e verduras do Caxambu a pães artesanais e produtos de cuidado pessoal, a Cria possibilita tanto a compra pela internet, através de seu site, quanto de maneira presencial na Casa da Cria Local, que fica no Retiro e reúne armazém, bruncheria, quintal gastronômico com marcas locais e livraria.

Endereço presencial: Rua Henrique Dias, número 15 – Retiro

Foto: Divulgação

3- Incentive a OrigemShop

Recém-chegada em Petrópolis, a plataforma de vendas online OrigemShop tem sido apontada como uma das principais ferramentas na retomada do comércio local após a tragédia. A partir dela, lojistas podem cadastrar de maneira gratuita seus negócios para continuarem a vender, ainda que não estejam prontos para reabrir. O site, que oferece venda para todo o Brasil, pode ser acessado clicando neste link.

Foto: Divulgação

Saiba mais: Lojistas petropolitanos podem cadastrar seus negócios de forma gratuita em plataforma de vendas online

4- Se possível, compre em mercadinhos de bairro

Principal fonte de sustento de muitas famílias, uma outra sugestão para apoiar o comércio local é, sempre que possível, comprar em mercadinhos de bairro. Muitos deles foram duramente afetados pelas enchentes do dia 15 e, pouco a pouco, tentam reestabelecer suas atividades. Comparados às grandes redes de supermercados, a retomada é mais lenta e conta ainda mais com o apoio dos moradores.

5- Dê visibilidade a algumas de suas marcas favoritas através das redes sociais

Pode parecer que não, mas divulgar suas marcas locais favoritas através das redes sociais pode fazer a diferença para o empreendedor. Inclusive, não é raro ver a união de comerciantes em ações na internet para fortalecer a comunidade. Às vezes de um mesmo segmento, as marcas têm divulgado umas as outras para alcançar novos públicos, e o mesmo pode ser feito pelo público, dividindo sugestões de empresas locais em que comprar.

Estabelecimentos que foram diretamente atingidos e que têm recebido contribuições financeiras:

– Cafeteria Inverno D’Italia: tomado pelas enchentes do dia 15, o nível da água no estabelecimento foi de 1,70 m. Com prejuízo estimado de R$ 50 mil, o café perdeu todo o seu maquinário e, agora, pede a ajuda do público para se reerguer.

Link para a vaquinha disponível clicando aqui.

PIX: CNPJ 39.61.455-000111 (Banco Itaú, Agência 6141, Conta Corrente 99892-9).

Fotos: Divulgação

Saiba mais: Após viver momentos de desespero, cafeteria no Centro inicia arrecadação online para retomar atividades

– Empório Duas Pontes: tradicional hortifruti da região, o Empório Duas Pontes perdeu seus carros de trabalho, mercadorias e utensílios para as fortes chuvas que atingiram a cidade. Nas redes sociais, eles divulgaram formas de auxiliá-los na retomada das atividades.

Link para a vaquinha disponível clicando aqui.

PIX: (24) 99943-3896, 2691665@vakinha.com.br

Fotos: Divulgação

– Academia New Life Fitness: localizada no Alto da Serra, a Academia New Life Fitness foi um dos pontos atingidos por deslizamentos na região. O estabelecimento perdeu uma de seus funcionárias, amigos e alunos e, agora, pede ajuda para retomar o trabalho no bairro.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

– Mercearia do Carlinhos: situada no Alto da Serra, a Mercearia do Carlinhos é um dos estabelecimentos comerciais do bairro que foram devastados pelo deslizamento. Por causa dele, o local foi atingido por 2 metros de lama, fazendo com que todo o estoque e o maquinário saíssem da loja.

PIX: (e-mail) gabriela.cr1997@gmail.com

Conta poupança Itaú, Agência: 1641, Conta: 02368-2; Carlos José Raia

Foto: Divulgação

– Livraria Nobel: depois do subsolo da livraria ter permanecido coberto por 3 metros d’água por cerca de 36 horas, a Nobel anunciou que houve uma perda de cerca de 15 mil exemplares. De acordo com publicação no Instagram, o estabelecimento já se prepara para reabrir após o Carnaval com a ajuda do público.

PIX – 04640586000100

Saiba mais: Nível da água no subsolo de livraria no Centro de Petrópolis chegou a três metros; saiba como ajudar

Foto: Reprodução/Facebook Leandro Garcia

– Moulin Brown: com quiosque na Galeria Gelli, a marca petropolitana de brownies Moulin Brown teve seu ponto afetado pela enchente. O empreendimento anunciou a arrecadação online para recuperação do quiosque, pagamento funcionários e despesas relacionadas à empresa.

Link para a vaquinha disponível clicando aqui.

PIX: CNPJ – 22398138000123

Fotos: Divulgação

Veja também:

Conhece mais algum local que precise de ajuda? Conta pra gente nos comentários para acrescentarmos na lista!

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir