Connect with us

Número de internações por Covid-19 salta de 2 para 74 em 15 dias em Petrópolis

Cidade

Número de internações por Covid-19 salta de 2 para 74 em 15 dias em Petrópolis

Além das UPAs e postos de saúde lotados de pessoas com sintomas respiratórios, os hospitais de Petrópolis também voltaram a ficar ocupados por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Em 15 dias, o número de internações saltou de dois para 74 pacientes hospitalizados no município: 44 em leitos clínicos e 30 na UTI.

Confira o comparativo dos boletins epidemiológicos do dia 09 de janeiro e 15 dias depois, nesta segunda-feira (24/01):

Foto Divulgação PMP

Petrópolis terminou o dia com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 57,14%. Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 50,94%.

Variante ômicron e importância de completar o ciclo vacinal

O aumento de internações é resultado da grande circulação da ômicron, considerada muito mais transmissível do que as outras variantes.

Para evitar o agravamento do quadro de Covid-19, o Secretário de Saúde Marcus Curvelo pede que a população complete o ciclo vacinal: “Com as três doses [da vacina], dificilmente, a sua situação agravará ao ponto de chegar a uma internação ou ao ponto de ser entubado”, explica.

Além disso, Curvelo faz um apelo para que a população continue tomando os devidos cuidados contra a Covid-19: “Tanto em locais abertos quanto fechados, o uso de máscara, a lavagem das mãos, a utilização de álcool em gel e o distanciamento social são essenciais”, completa.

Busca intensa por testes

Outro dado que vem chamando atenção em janeiro é o aumento da procura por testes de Covid-19 nas UPAs, nos laboratórios e farmácias.

Prova disso é que há 15 dias o boletim epidemiológico registrou 678 testes em análise e hoje esse número é quase três vezes maior, com 1.660 testes sendo analisados.

Com o aumento de casos de Covid-19, a prefeitura criou na semana passada um novo fluxo de atendimento e testagem em Petrópolis, que pode ser conferido aqui.

Rede privada também sente aumento de casos de Covid-19

Diferente do cenário no início de dezembro, em que hospitais particulares comemoravam leitos vazios, hoje a realidade é de hospitais começando a encher novamente.

Ao todo, são 19 pacientes internados na rede privada de saúde nesta segunda-feira: 16 em leitos clínicos e três em UTIs.

Foto: Divulgação HST

Óbitos registrados em janeiro

Em dezembro Petrópolis registrou 7 vítimas da Covid-19. Em janeiro, até hoje (24), foram contabilizados 6 óbitos, sendo que dois divulgados nesta segunda. 

A primeira era uma mulher, de 57 anos, com neoplasia, moradora no Retiro. Ela foi internada no dia 15 de janeiro no Hospital Alcides Carneiro e veio a falecer no dia 17 de janeiro. 

A segunda vítima é um homem, de 68 anos, com doença cardíaca crônica, morador no Valparaíso. Ele foi internado no dia 17 de dezembro no Hospital Alcides Carneiro e veio a falecer no dia 17 de janeiro. 

Desde o início da pandemia, foram contabilizados 1.577 óbitos por Covid-19 em Petrópolis.

Leia também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir