Connect with us

Com o aumento de internações em Petrópolis, Saúde reforça a importância de completar o ciclo vacinal contra Covid-19

Cidade

Com o aumento de internações em Petrópolis, Saúde reforça a importância de completar o ciclo vacinal contra Covid-19

Em 15 dias, o número de hospitalizações pela doença passou de uma, no dia 2 de janeiro, para 42 nesta segunda-feira (17)

Os efeitos do aumento da circulação do vírus da Covid-19 e de suas variantes em todo o país já podem ser sentidos em Petrópolis. Além do registro crescente de casos positivos da doença e de atendimentos diários de pacientes com sintomas respiratórios, vem crescendo o número de internações em janeiro.

No dia 2 de janeiro (data do primeiro boletim epidemiológico da Covid-19 em 2022), Petrópolis registrou apenas um paciente internado. Nesta segunda-feira (17) há 43 pacientes internados — 27 em leitos clínicos e 16 em UTIs. Os dados são do painel de monitoramento da Covid-19.

Foto: Flávio Dutra/JU, via https://www.ufrgs.br/

Taxa de ocupação

Petrópolis terminou o dia com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da Covid-19 no SUS em 73,33% (22 internações).

Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 43,48% (10 internações). A rede privada registrou cinco internações clínicas e seis de terapia intensiva.

Importância de completar o ciclo vacinal

Na manhã desta segunda (17), havia 36 pacientes internados com Covid-19 em Petrópolis. Destes, apenas três estavam com o esquema vacinal completo, inclusive com as doses de reforço. Outras 13 pessoas iniciaram o processo de vacinação, mas ainda não concluíram. A Epidemiologia do município ainda realiza o levantamento da condição vacinal de outros 20 pacientes, que podem estar ou não vacinados.

Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde reforça a importância de se vacinar. “É fundamental tomar as duas doses (ou a dose única, no caso da vacina da Janssen) e a dose de reforço. A vacina é o melhor caminho para o combate à pandemia: para a redução das internações e das mortes, e para que esses números não voltem a subir na cidade”, disse a assessoria de comunicação da SMS, em nota.

Além disso, a SMS alertou sobre a necessidade de manter as medidas protetivas. “É fundamental que a população siga tomando os cuidados adotados ao longo da pandemia: evitar aglomeração, usar máscara e álcool em gel. Essas medidas, além de evitar um novo aumento dos números da Covid-19, contribuem para a prevenção da influenza. Fazendo isso, além de cuidar da própria saúde, o cidadão evita uma sobrecarga no sistema municipal de saúde”, completa.

Onde buscar atendimento médico?

As unidades de referência para o atendimento de síndromes respiratórias em Petrópolis são a UPA Cascatinha, a UPA Itaipava e o Pronto Socorro Leônidas Sampaio (PSLS), no Alto da Serra.

Dados da vacinação em Petrópolis

No total, a cidade conta com 240.880 vacinados com a primeira dose, 224.212 com a segunda dose e 72.426 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.236 imunossuprimidos.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir