Connect with us

Cresce procura por vacina contra influenza em clínicas particulares de Petrópolis após esgotamento de doses no SUS

Cidade

Cresce procura por vacina contra influenza em clínicas particulares de Petrópolis após esgotamento de doses no SUS

Aumento expressivo e atípico para esta época do ano vem sendo registrado desde dezembro com o surto de casos da doença em todo o Estado do Rio

Com o surto de influenza em todo o Estado do Rio de Janeiro e doses esgotadas da vacina no SUS, aumentou a procura pela imunização nas clínicas particulares de Petrópolis.

As últimas doses de vacina contra influenza no SUS foram aplicadas no início deste mês e a previsão é que a chegada de mais vacinas contra a doença seja apenas na próxima campanha de imunização, a partir de abril.

Frasco da vacina influenza que age contra a gripe — Foto: saASAS

A vacina é aplicada anualmente durante campanha do Ministério da Saúde e previne contra os principais vírus causadores da Síndrome Respiratória Aguda Grave, incluindo o H1N1 e o Influenza H3N2.

Aumento de 200% pela procura da vacina

Na Clínica Imune, em Itaipava, a procura por doses da vacina aumentou 200% em dezembro e continua expressiva neste mês de janeiro, desde que as doses acabaram no SUS e com pouca oferta da vacina até mesmo na rede privada.

Pediatra infectologista e responsável médica pela Clínica Imune Itaipava, Priscilla Feleppa Valente, diz que a demanda pela vacina nesta época do ano é atípica e se justifica mesmo devido ao surto da doença no Estado, que já se espalha para cidades do interior.

Priscilla afirma que mesmo na clínica em Itaipava, a previsão é de que os estoques se esgotem já na próxima semana e o reabastecimento deve ocorrer apenas para campanha, em abril.

Como a vacinação contra gripe pode ajudar no diagnóstico de Covid-19?

A médica explica que existe uma grande preocupação dos pacientes com relação à infecção pela gripe, inclusive em um momento em que também está em circulação a variante ômicron da Covid-19.

“Temos uma semelhança muito grande entre os sintomas e a evolução de uma gripe comum e o quadro clínico provocado pela Covid-19. Estar imunizado contra influenza pode facilitar o diagnóstico”, explica.

Priscilla reforça ainda que a vacina contra influenza deve ser tomada anualmente. O imunizante disponível nas clínicas privadas é a tetravalente, ou seja, previne quatro cepas do vírus. Já no SUS, é trivalente.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir