Connect with us

Colégio de Aplicação da UCP é um dos primeiros a anunciar adoção do novo Ensino Médio este ano

Cidade

Colégio de Aplicação da UCP é um dos primeiros a anunciar adoção do novo Ensino Médio este ano

No novo formato, grade é adequada à área em que o estudante pretende se especializar

Com mais de 50 anos de fundação, o Colégio de Aplicação da UCP tem sido equilíbrio entre tradição e contemporaneidade. Este ano, o novo formato do Ensino Médio já é realidade na instituição, onde os estudantes recebem autonomia para trabalhar a área em que pretendem se especializar. Porta para a universidade, o colégio já está com as matrículas abertas e a gente te mostra o porquê dele ser um dos mais renomados na cidade.

1- Mais de 50 anos de tradição

Com 53 anos de história, o Colégio de Aplicação da UCP já é parte também da história de Petrópolis. Tendo na excelência, solidariedade, inovação, ética, verdade e tradição seus principais valores, a instituição tem também na experiência um dos maiores diferenciais. Prova disso é que, cada vez mais, alunos do Aplicação têm obtido reconhecimento na cidade e fora dela.

Foto: Divulgação

2- Prestígio internacional

Prova disso foram os estudantes Maria Laura Valdiviezo da Silveira e Eduardo Campos Papa. Ambos estudantes do Ensino Médio do Aplicação, eles ganharam projeção para além dos muros da escola em 2021. Enquanto Maria Laura obteve aprovação em duas universidades dos Estados Unidos, Eduardo foi co-autor de um artigo científico escrito em inglês e publicado na Revista Conjucturas.

Foto: Divulgação

3- Estrutura completa e comum à universidade

Um outro ponto forte do Aplicação é sua estrutura. Lá, os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio assistem às aulas no mesmo prédio dos alunos da UCP, desfrutando da mesma ampla infraestrutura oferecida ao corpo discente da universidade e de laboratórios modernos.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Importante: Graças à integração entre a UCP e o Colégio de Aplicação, o Novo Ensino Médio da instituição – que começa a ser implantado em todo o país este ano, foi estruturado de forma a enriquecer a bagagem dos estudantes. Assim, a grade do Ensino Médio será pautada por dois blocos: Formação Geral (disciplinas que desenvolvem as habilidades da Base Nacional Comum Curricular) e Itinerários Formativos (disciplinas de projeto de vida; aprofundamento e eletivas).

4- Formação acadêmica, humana e cristã

Além de proporcionar um ensino de qualidade, a Orientação Educacional do Colégio de Aplicação tem o papel de auxiliar e acompanhar o aluno em seu desenvolvimento cognitivo, social e pessoal, ampliando sua sensibilidade e a capacidade de reflexão. A equipe pedagógica é responsável por assessorar os alunos na organização da rotina de estudos, acompanhar a realização das tarefas e indicar estratégias de estudo a partir de suas aptidões e habilidades.

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

5- Auxílio dos cursos de psicologia e pedagogia

Um outro fator-chave consiste no setor de psicopedagogia do colégio, que atende, orienta e acompanha os alunos que apresentam casos de transtornos ou de dificuldade na aprendizagem. Extremamente necessário, principalmente em tempos de pandemia, o serviço busca minimizar os impactos emocionais gerados tanto nos estudantes, quanto em suas famílias.

Foto: Divulgação

6- Educação inclusiva

Sabendo que o Colégio de Aplicação busca promover a construção de conhecimento e colaborar no processo de ensino-aprendizagem de alunos diagnosticados com necessidades educacionais especiais, cada aluno recebe apoio pedagógico apropriado, dentro de suas peculiaridades e sem limitações. Assim, são realizadas flexibilizações curriculares e avaliativas, atendendo e orientando ao aluno, sua família e os professores.

Foto: Divulgação

7- Acesso à música

Abrangente, a educação no Colégio de Aplicação oferece, ainda, aulas de leitura musical, teoria, técnica vocal e canto coral. Os alunos interessados são avaliados pelo maestro e, sendo detectadas boa voz, ouvido musical e musicalidade, eles passam a frequentar as aulas do curso preparatório. Após aprovação, os cantores são beneficiados com uma bolsa de estudo na mensalidade escolar, além das aulas de música gratuitas.

Sobre o período de matrículas

As matrículas para o Colégio de Aplicação da UCP já estão abertas e podem ser feitas tanto pelo e-mail colegio.aplicacao@ucp.br, quanto pelos telefones (24) 2244-4011 (Educação Infantil e Fundamental I) 2244-4012 (Fundamental II e Médio). A solicitação de reserva de vaga, por sua vez, é feita pelo site do colégio. Após o preenchimento da formulário, disponível clicando aqui, a coordenação entra em contato para marcar uma entrevista e apresentar a escola e orientar a matrícula.

Mais detalhes sobre o Colégio de Aplicação da UCP podem ser obtidos na página do Instagram @colegioaplicacao

Foto: Arquivo/Sou Petrópolis

Veja também:

Este post foi feito em parceria e com o patrocínio do Colégio de Aplicação da UCP
visitar Colégio de Aplicação da UCP Colégio de Aplicação da UCP no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir