Connect with us

Bailarinos do Theatro Municipal do RJ se apresentam no Sesc Quitandinha em espetáculo ‘O Quebra-Nozes’

Agenda

Bailarinos do Theatro Municipal do RJ se apresentam no Sesc Quitandinha em espetáculo ‘O Quebra-Nozes’

Atração, que faz parte da programação do Natal Imperial, acontece na próxima semana com ingresso solidário

Um dos balés mais populares do mundo, o clássico natalino O Quebra-Nozes, chega ao palco do Teatro Mecanizado do SESC Quitandinha nos dias 22 e 23 de dezembro, apresentado pela Companhia BEMO – Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dentro da programação do Natal Imperial. Os ingressos, gratuitos, podem ser retirados nesta quarta e quinta-feira, dias 15 e 16, a partir das 10h, no Sesc Quitandinha, com entrada solidária de 2 kg de alimento não perecíveis, que serão revertidos para o Mesa Brasil. O limite de retirada é de dois ingressos por pessoa.

Foto Divulgação

Um clássico do período de Natal, a obra mundialmente reconhecida com música de Tchaikovsky e coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov nos remete a um mundo de lindos sonhos e suaves sentimentos que faz a alegria de crianças e adultos.

Estreado em 1892 no Teatro Mariinsky de São Petersburgo, seu enredo se baseia em uma adaptação do conto infantil “O Quebra-nozes e o Rei dos Camundongos”, de E.T.A. Hoffmann, realizada por Alexandre Dumas pai. A primeira apresentação no ocidente só aconteceu em 1934, no Sadler’s Wells Theatre, em Londres. Desde então, tornou-se um dos balés mais montados em todo o mundo.

A programação completa do Natal Imperial está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br). Mais informações no Disque Turismo de Petrópolis – 0800 024 1516 – e pelo whatsapp (24) 2237-3321, de segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h. A edição de 2021 do tradicional evento natalino é realizada pela Prefeitura, Governo do Estado (por meio da Lei de Incentivo à Cultura) e a Dellarte, com patrocínio da Claro. O Sesc também entrou com programação, pela primeira vez incluindo suas atrações também no Natal Imperial. 

CIA BEMO, berço de novos talentos

A CIA BEMO–TMRJ tem mantido suas atividades cultivando a arte e colaborando na descoberta de novos valores artísticos, inserindo talentosos jovens bailarinos no mercado de trabalho nacional e internacional. A metodologia de ensino da companhia permite que todos os alunos interpretem grandes e pequenos papéis, possibilitando a descoberta de novos talentos e o amadurecimento profissional dos alunos.

Teixeira e Bejani têm produzido espetáculos de balé clássico de repertório, neoclássico e dança contemporânea, criados especificamente para a companhia, que se apresenta regularmente no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e ao lado de diversas personalidades da dança nacional e internacional.

Entre elas, encontram-se: Ana Botafogo, Cecília Kerche, Cláudia Mota, Áurea Hämmerlli, Marcelo Misailidis e Vitor Luís, todos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, além de Roberta Marques, Thiago Soares e Marianela Nuñez, do Royal Ballet; Renata Pavan e Herman Cornejo, do American Ballet Theatre; Juan Pablo Ledo do Teatro Colón e Aidos Zakan do Ballet Teatro Michailov e Rolando Sarabia numa co-produção do Ballet Don Quixote junto ao The Cuban Classical Ballet of Miami.

“Tive a oportunidade de assistir a ensaios da Companhia BEMO e constatar o trabalho sério que vem sendo desenvolvido com jovens bailarinos, que com talento e determinação mostram um resultado de grande profissionalismo no palco. Essa companhia deve ser incentivada a continuar seu trabalho, pois poucos grupos de dança conseguem reunir tantos jovens promissores com um trabalho tão competente”, sublinha a renomada bailarina do TMRJ, Ana Botafogo.

A história da CIA BEMO remonta aos anos 60. Fundada em 1967 pela bailarina Regina Ferraz, a companhia atendia pelo nome de Companhia Brasileira de Ballet (CBB), composta, primeiramente, por grandes bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, entre eles Aldo Lotufo, David Dupré, Eliana Caminada, Silvia Barroso e compositores como Marlos Nobre e Edino Krieger.

A CBB funcionava, à época, no Teatro Novo (antigo Teatro da República, hoje sede da TV Brasil – RJ). Em 2001, o nome da companhia de balé foi cedida a Jorge Teixeira, por indicação de Emílio Martins e Marilda Azevedo (ambos bailarinos da Cia. Original de 1967), em reconhecimento a sua luta pelo resgate e divulgação do ballé clássico e pelo trabalho técnico e artístico desenvolvido por ele e por seus bailarinos.

Em 2018, após ter recebido o convite do Diretor Helio Bejani, para fundir-se à Escola Estadual de Dança Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a companhia deixa de existir com o seu nome e passa a atuar como CIA BEMO – TMRJ, dentro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ao todo, a companhia formou mais de 200 bailarinos.   

Veja também

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir