Connect with us

Alunos simulam Assembleia da ONU em escola de Petrópolis

Cidade

Alunos simulam Assembleia da ONU em escola de Petrópolis

Temas abordados tiveram como referência os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas

Os objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 foram discutidos em uma simulação da Assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU) que ocorreu com alunos do 2º ano do Colégio Bom Jesus São José nesta semana em Petrópolis.

Foto: Divulgação Colégio Bom Jesus São José

Uma iniciativa que partiu dos próprios estudantes semanas após a Conferência nas Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP 26, que ocorreu em Glasgow, na Escócia, no início deste mês.

A ideia foi abraçada pelos professores de História da escola, Thaís Freitas do Carmo e Álvaro Penalva.

Professores Álvaro Penalva e Thaís Freitas do Carmo/ Foto: Divulgação Colégio Bom Jesus São José

O objetivo da simulação, segundo Thaís, foi promover a discussão e reflexão sobre assuntos socioeconômicos e ambientais de grande relevância em todo o mundo.

Na ocasião, foram abordados temas como o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, educação de qualidade e redução das desigualdades sociais, além de igualdade de gênero.

A simulação contou ainda com um bate-papo sobre Emergência Climática promovido pela professora Valesca Fernandes.

Pesquisa e simulação

Antes do dia da simulação, os alunos ficaram encarregados de pesquisar sobre os países-membros que iriam representar.

“Já durante a dinâmica os estudantes buscaram apresentar soluções para as problemáticas discutidas. Foi um projeto transdisciplinar em que as discussões ultrapassaram os limites do programa escolar, incentivando e promovendo a busca por informações consistentes que compuseram o levantamento de dados e a elaboração dos discursos”, disse Thaís.

Foto: Divulgação Colégio Bom Jesus São José

A professora conta que o projeto foi de grande envolvimento e apropriação por parte dos alunos que até se vestiram seguindo inspirações de cada cultura que estavam representando. “Acreditamos nesta escola viva, que seja capaz de provocar nos estudantes, protagonismo e engajamento”, ressalta.

Já Álvaro Penalva conta que foi com muita criatividade, senso crítico e alegria, que os alunos representaram inúmeros países que compõem a ONU.

Foto: Divulgação Colégio Bom Jesus São José

“Eles vivenciaram uma tarde em que, associando Arte e História, prestaram uma grande homenagem ao centenário de dois grandes educadores: Paulo Freire e Dom Paulo Evaristo Arns’, diz.

Para a estudante, Camila Jansen, de 16 anos, o trabalho permitiu conhecer mais a fundo a realidade de outros países. “E, com isso, refletir sobre o que poderíamos fazer para melhorar a realidade do mundo como um todo nos contextos educacional, social, econômico e político”, afirma.

O aluno, Matheus Mendes, de 16 anos, conta que a simulação promoveu aprendizado e conscientização sobre várias questões importantes. “Através disso, mudarei certas ações e hábitos na esperança de termos todos um futuro melhor”, disse. Já Bruna Souza de Azevedo, também de 16 anos, afirma que pôde aprender diversos assuntos de maneira mais dinâmica.

Arte e História

Foto: Divulgação Colégio Bom Jesus São José

O trabalho provocou a criatividade dos alunos em diversos sentidos inclusive, nas artes.

Durante a simulação, eles também expuseram painéis sobre os países representados durante a assembleia. “Descobrimos um enorme potencial artístico escondido pela pandemia”, revelou a professora de artes, Flávia Miranda.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir