Connect with us

Covid-19: idosos de instituições de longa permanência recebem 3ª dose da vacina em Petrópolis

Cidade

Covid-19: idosos de instituições de longa permanência recebem 3ª dose da vacina em Petrópolis

Dose de reforço começou a ser aplicada nesta quarta-feira. Outros idosos com mais de 70 anos, que vivem fora das ILPIs, vão receber a 3ª dose da vacina na terceira semana de setembro

A Secretaria de Saúde iniciou nesta quarta-feira (1/9) a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em pessoas maiores de 70 anos que vivem em Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) na cidade.

Foto Divulgação PMP

3ª dose com a Pfizer

A aplicação de mais uma dose neste grupo segue a orientação do Ministério da Saúde, uma vez que os idosos apresentam maior vulnerabilidade à doença. Pela manhã, na Casa de Repouso Reviver, 32 idosos que concluíram o esquema de imunização com a vacina do Instituto Butantã, receberam a dose de reforço com o imunizante do laboratório Pfizer. A intercambialidade de vacinas, com a aplicação de um imunizante diferente no reforço segue as diretrizes do Ministério da Saúde.   

Foto Divulgação PMP

De acordo com a orientação do Ministério da Saúde a dose de reforço deve ser aplicada em pessoas com mais de 70 anos que receberam a segunda dose há mais de seis meses. Assim como foi feito no início da campanha de imunização, em janeiro, o reforço começa a ser aplicado em idosos institucionalizados. Posteriormente, na terceira semana de setembro, os outros idosos vão começar a ser vacinados com a dose de reforço.

“A dose de reforço vem para dar mais proteção aos idosos. Estamos começando este trabalho pelas instituições, mas a previsão – com a chegada de doses específicas para este público, prevista para a terceira semana de setembro – é de ampliarmos para os demais idosos com mais de 70 anos”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, destacando que todo um planejamento foi feito para o retorno às instituições. “A Divisão de Imunização verificou as datas e os tipos de vacinas que os idosos institucionalizados receberam e o retorno está sendo agendado considerando o prazo de seis meses necessário a partir da segunda dose”, pontua.

Prevenção

O secretário destaca que é importante que os idosos ou as pessoas responsáveis pelo cuidado daqueles que têm alguma dificuldade, estejam atentos, verifiquem o cartão de vacinação e não deixem de se vacinar. 

“A vacina é o melhor instrumento para superarmos a pandemia, pois evita que os casos se agravem e os pacientes precisem ser hospitalizados. Esta questão é ainda mais importante quando falamos dos idosos. É fundamental que eles não deixem de concluir o esquema de vacinação com a segunda dose e também que quando chegar a hora, tomem a dose de reforço”, orienta o secretário de Saúde Aloísio Barbosa.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir