Connect with us

Petrópolis amplia lista de comorbidades de adolescentes de 12 a 17 anos para vacinação contra Covid-19

Cidade

Petrópolis amplia lista de comorbidades de adolescentes de 12 a 17 anos para vacinação contra Covid-19

Adolescentes com comorbidades incluídas no Plano Nacional de Imunização podem se cadastrar a partir desta terça (31/08) para vacinação na quarta (1º/09)

A Prefeitura de Petrópolis vai ampliar nesta quarta-feira (01/09) a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. Agora, além daqueles com transtorno do espectro autista, síndrome de down, obesidade mórbida, deficiência permanente ou portadores de sequelas neurológicas, também poderão se cadastrar aqueles que têm outras comorbidades incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

Inicialmente a vacinação será exclusiva para adolescentes com comorbidades (crédito: AFP/Jack Guez)

O cadastramento deste público começa nesta terça-feira (31/08), no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). No link do cadastro para vacinação também é possível encontrar a lista de comorbidades (https://smspetropolis.net.br/comorbidadesCovid.html). São as mesmas incluídas da PNI para o público adulto. Cabe lembrar que gestantes, puérperas e lactantes (com bebês menores de 2 anos) desta faixa etária também já podem se cadastrar – para vacinar, é preciso apresentar laudo.

Ampliação com a Pfizer

Com a ampliação, adolescentes com diabetes, hipertensão, pneumopatias crônicas, síndromes coronarianas, doença renal crônica, entre outras incluídas no Plano Nacional de Operacionalização da Imunização contra a Covid-19 também podem fazer o cadastramento para a vacinação.  

Até o momento Petrópolis não recebeu lotes de vacina específicos para adolescentes, com isso a Secretaria de Saúde está destinando a este grupo, conforme orientação do Estado, doses da Pfizer recebidas recentemente. 

“A vacinação deste grupo deve ser feita exclusivamente com a vacinas da Pfizer, que é o único imunizante autorizado até o momento no Brasil para esta faixa etária. Todo o planejamento está sendo feito para que a vacinação dos adolescentes, assim como dos demais públicos, siga de forma organizada. Daí a importância de as pessoas fazerem o cadastro. É fundamental que todos compareçam para se vacinar quando chegar a sua hora”, destaca o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que a vacina é o principal instrumento no momento para a proteção contra a covid-19. 

Medidas de prevenção

“Importante reforçarmos também que as medidas de prevenção, como uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento, evitando as aglomerações, ainda devem ser mantidas. É importante que cada um de nós faça tudo o que estiver ao alcance para evitar a propagação do novo coronavírus. Essa é luta é de todos nós, e a colaboração de cada um faz muita diferença”, destacou.

CPF em mãos

A Secretaria de Saúde lembra que pais e responsáveis por adolescentes devem ficar atentos: no ato do cadastramento é preciso informar o número do CPF da pessoa a ser vacinada. O dado é exigido pelo Ministério da Saúde para inclusão da informação no sistema nacional, evitando fraudes ou erros que possam prejudicar a identificação dos vacinados posteriormente. 

Quem não tem o CPF pode emitir o documento gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal, no link https://www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-no-cpf. Basta clicar no tópico “Etapas para a realização deste serviço” e seguir o passo a passo. O link seguinte é o “inscrição de cidadão brasileiro residente no país”. O link para acesso direto ao formulário da Receita Federal é o https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp. O número do novo CPF sai na hora.

Em caso de dúvidas a Secretaria de Saúde mantem disponível o canal de comunicação Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível 24h pelo número (24) 9.9200-1428.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir