Na madrugada desta quinta-feira, 35 pessoas foram acolhidas na cidade. Outras nove recusaram a deixar os locais onde estavam, mas receberam agasalhos e alimentos para passar a noite
A estrutura montada para acolher pessoas em situação de rua nesses dias de frio intenso será mantida em Petrópolis, segundo informações da Secretaria de Assistência Social.
Na madrugada desta quinta-feira (29), 35 pessoas foram acolhidas tanto nas barracas montadas em Itaipava quanto nas estruturas fixas do município, que são o Núcleo de Integração Social e a Unidade de Acolhimento Temporária, além do Centro Pop.
Foto Divulgação PMP
A secretária de Assistência Social, Rosane Borsato afirma que a criação dos espaços temporários em Itaipava foi uma decisão importante.
A medida foi tomada devido a chegada de uma frente fria na cidade, que atinge também diversas regiões do país tendo provocado até neve no Sul.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir alerta de onda de frio e de declínio de temperatura para Petrópolis. A previsão nesta sexta é de mínima de 4ºC e a máxima não deve passar dos 12ºC.
“A população de rua pode procurar estas tendas nestes dias. Vai encontrar atenção e estrutura para alimentação, higiene e acomodação para passar a noite”, disse.
Abordagem nas ruas
Além da montagem das tendas para o pernoite em Itaipava, equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntários também ajudaram na abordagem das pessoas em situação de rua, orientando-as para que se dirigissem aos locais de acolhimento.
Entre os que foram abordados pelos distritos nove se recusaram a deixar os locais onde estavam, mas receberam atendimento com a oferta de agasalhos e alimentos.
A equipe técnica da assistência social, apoiada pela Defesa Civil, percorreu a Posse, Pedro do Rio, Itaipava, Bonsucesso e Nogueira.
Campanha do agasalho
A Secretaria de Assistência Social está recebendo doações de roupas, agasalhos e cobertores.
Na tarde desta quinta-feira, representantes de uma comunidade religiosa entregaram em um dos pontos de coleta, na sede da Defesa Civil, grande quantidade de itens doados para a população em vulnerabilidade.
“O frio está intenso. É importante partilhar. Quem tem um agasalho que não usa deve abrir o seu armário agora e pensar nos outros que não têm essa oportunidade”, destaca o morador Eduardo Antunes.
Os pontos de recolhimento das doações estão instalados nos seguintes locais:
- Sedes da Defesa Civil, na Rua Buarque de Macedo – 128;
- Cobea, na Avenida Koeler – 260;
- Quartel do Corpo de Bombeiros da Barão, na Avenida Rio Branco, 1957 – Retiro;
- Destacamento de Itaipava, na Estrada União e Indústria, 9998.
Os interessados em doar cobertores, agasalhos e itens para os animais podem se dirigir a estes locais no horário comercial. As secretarias de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP), de Obras e Comdep também atuam no apoio às ações.
Veja também: