Connect with us

Artista de Petrópolis expõe mostra “Territórios Afetivos” no Rio

Cultura

Artista de Petrópolis expõe mostra “Territórios Afetivos” no Rio

Exposição inspirada no “não-lugar” dos expatriados e nas mudanças impostas pela pandemia será aberta ao público nesta quinta (15)

Artista visual e estilista de Petrópolis, Cocco Barçante expõe a mostra “Territórios Afetivos”, no Rio. Essa é a 31ª mostra individual do artista e pode ser visitada no Centro Cultural dos Correios a partir desta quinta (15).

Foto: Cocco Barçante/ Divulgação

Cocco conta que se inspirou na própria inquietação ao observar a situação dos expatriados, que deixam para trás sua terra e referências, enfrentando condições precárias, chegando a países desconhecidos.

A ideia era expor esse trabalho em 2020, mas com a pandemia os planos foram adiados. Nesse período, o artista ampliou a proposta inicialmente pensada e incluiu também obras sobre a pandemia: uma delas inspirada no abraço, bem confiscado nessa época.

Foto: Cocco Barçante/ Divulgação

Uma série de 300 imagens estampadas em tecido também compõe essa parte da exposição. Nos retratos, Cocco revela que aparecem parentes, colaboradores e amigos, como Isabelita dos Patins e a atriz Mônica Martelli.

“Nas imagens, as pessoas aparecem na posição de dar ou receber um abraço”, revela o artista.

A paixão pelo Rio e o Museu do Artesanato que fundou em Petrópolis também são retratados na mostra Territórios Afetivos.

Foto: Cocco Barçante/ Divulgação

A exposição  tem curadoria da professora Lucimar Cunha e coordenação pedagógica do professor Paulo Antônio Igreja.

A mostra pode ser visitada gratuitamente até 28 de agosto. O Centro Cultural dos Correios fica no Centro do Rio.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir