Connect with us

Gestantes vacinadas com a AstraZeneca em Petrópolis devem tomar segunda dose apenas após o puerpério

Cidade

Gestantes vacinadas com a AstraZeneca em Petrópolis devem tomar segunda dose apenas após o puerpério

Secretaria de Saúde disponibiliza linha para orientar gestantes e puérperas vacinadas

A Secretaria de Saúde está disponibilizando uma linha telefônica específica para orientações a gestantes e puérperas com comorbidades que tomaram a vacina AstraZeneca em Petrópolis. O contato pode ser feito de segunda a sexta-feira das 9h as 16h pelo telefone: 2233-2674. Seguindo a orientação da Agência Nacional de Vigilância Epidemiológica, no dia 11 a aplicação da vacina AstraZeneca em gestantes e puérperas foi suspensa. No período anterior, entre os dias 6 e 10 de maio, 21 gestantes e 20 puérperas receberam a vacina AstraZeneca.

Foto Reprodução Internet

“É importante termos um canal direto para que estas gestantes e puérperas vacinadas com a AstraZeneca possam receber orientações, pois muitas tiveram dúvidas ao saber da suspensão da vacina”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que “A recomendação do  Ministério da Saúde é para que as gestantes, assim como as puérperas que receberam a primeira dose da AstraZeneca aguardem para receber a segunda dose do mesmo imunizante somente após o nascimento do bebê e cumprido o período do puerpério”, pontua.

Em Petrópolis, a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades vem sendo feita com a vacina CoronaVac, nos pontos de vacinação da UCP campus Benjamin Constant, no Centro, e do Parque Municipal, em Itaipava. No momento, a orientação do Ministério da Saúde é de que sejam vacinadas contra a Covid-19 apenas grávidas com comorbidades. Além disso, devem ser utilizados somente os imunizantes Coronavac/Butantan, ou Pfizer/Biontech – esta última que chega a cidade na semana que vem.

Gestantes e puérperas com comorbidades não precisam fazer cadastro para a vacinação, mas devem, segundo a orientação do Ministério da Saúde apresentar laudo médico comprovando o tipo de comorbidade e informando que a mesma está apta a receber a vacina contra a covid-19.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir