Connect with us

Covid-19: Petrópolis começa a vacinar pessoas a partir de 45 anos com comorbidades na próxima semana

Cidade

Covid-19: Petrópolis começa a vacinar pessoas a partir de 45 anos com comorbidades na próxima semana

Cadastramento pode ser feito a partir deste domingo e vacinação do novo grupo começa na segunda

A Secretaria de Saúde abre neste domingo (16/05) cadastro para que pessoas a partir dos 45 anos que têm comorbidades (conforme Plano Nacional de Imunização) possam tomar a vacina contra a covid-19. A vacinação deste novo grupo começa na segunda-feira (17/05). No momento da vacinação é necessário apresentar documentação comprovando a comorbidade, conforme previsto no plano de vacinação.

O cadastramento deve ser feito no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Pessoas com mais de 45 anos com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) também poderão se cadastrar.

Foto Reprodução Internet/Edvan-Ferreira

“Petrópolis tem média de vacinação superior à do Estado e também do país. O planejamento feito pelas equipes da Secretaria de Saúde permitiu que, em nenhum momento, a vacinação precisasse ser interrompida, como ocorreu em outras cidades. Os estoques são rigorosamente controlados para que todos os que receberam a primeira dose tenham a garantia de concluir o ciclo de imunização com a segunda dose, que fica reservada. Petrópolis hoje é referência na vacinação”, destaca o prefeito interino Hingo Hammes.

Pontos de vacinação

A vacinação em Petrópolis está sendo realizada em 10 pontos – um deles destinado exclusivamente à vacinação de trabalhadores da Saúde. Até quinta-feira (13/05) 71.140 pessoas receberam a primeira dose e 32.226 pessoas foram vacinadas com a segunda dose.

“À medida que estamos recebendo mais lotes estamos ampliando o público a ser vacinado, conforme previsto no PNI. Tudo está sendo feito com planejamento para que possamos manter a vacinação de forma organizada. É importante lembrarmos que em Petrópolis públicos já convocados, como idosos com mais de 60 anos, por exemplo, que por algum motivo não tenham sido vacinados, podem se cadastrar e comparecer aos postos para receber a vacina”, destaca o secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho.

No momento do cadastro o interessado pode escolher um dos pontos de vacinação disponíveis: Petropolitano Futebol Clube (Centro), Esporte Clube Correas (Correas), Clube Palmeira (Itamarati), Casa de Portugal (Quitandinha), e o antigo posto de Saúde da Posse. A vacinação também segue em sistema de drive thru na UCP Benjamin Constant (Centro), no Parque Municipal (Itaipava), na área externa do ginásio da UCP (Bingen) e no G1 do Hipershopping (Alto da Serra). Trabalhadores da Saúde têm um ponto de vacinação exclusivo na Casa da Educação – Casa do Visconde de Mauá (Centro).

Gestantes e puérperas voltam a ser vacinadas

Gestantes e puérperas, cuja vacinação com a AstraZeneca havia sido suspensa temporariamente por recomendação da Anvisa, voltam a ser vacinadas neste sábado, com a CoronaVac. A vacinação delas será realizada em dois pontos: Campus da UCP Benjamin Constant (Centro) e Parque Municipal (Itaipava).

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Confira abaixo as comorbidades prioritárias para vacinação contra a Covid-19

Petrópolis segue o Plano Nacional de Imunização (PIN) do Ministério da Saúde. A lista completa com as comorbidades estabelecidas no PNI pode ser conferida no site de cadastramento da prefeitura.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir