Connect with us

CoronaVac: Petrópolis retoma neste sábado vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades

Cidade

CoronaVac: Petrópolis retoma neste sábado vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades

Vacinação deste público será centralizada em dois pontos. Não é necessário fazer o cadastramento prévio

A Secretaria de Saúde retoma neste sábado (15/05) a vacinação contra a Covid-19 de gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades, que moram em Petrópolis. A ação será possível com a chegada de pouco mais de 200 doses da CoronaVac ao município. As doses foram enviadas pelo Estado para atender exclusivamente este público.

Foto Reprodução Internet

Aplicação em dois pontos de vacinação

A aplicação da vacina da AstraZeneca em gestantes e puérperas foi suspensa, preventivamente, pela Secretaria Municipal de Saúde nesta semana, por recomendação da Anvisa e da Secretaria de Estado de Saúde. A partir de agora, a vacinação para estes dois públicos – com a CoronaVac – será concentrada em dois pontos: o campus da UCP na Rua Benjamin Constant (Centro), e o Parque Municipal, em Itaipava. Nos dois pontos a vacina produzida pelo Butantan também está disponível para a aplicação da segunda dose em pessoas que, por algum motivo, perderam o prazo para concluir a imunização.

“Estamos recebendo hoje doses de CoronaVac específicas para vacinar as gestantes e puérperas e, com isso, estamos retomando, conforme a orientação da Secretaria de Estado de Saúde, a aplicação da vacina neste público. A disponibilização do imunizante em dois pontos é necessária para evitarmos a perda de doses”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrando que gestantes e puérperas com comorbidades não precisam de cadastro.

Para receber a vacina, basta que elas compareçam a um dos dois pontos de vacinação apresentando documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e laudo ou comprovante médico confirmando a gestação ou puerpério, bem como laudo ou receita médica que comprove o tipo de comorbidade. Também é indicado apresentar o cartão de vacinação.

A Secretaria de Saúde frisa que aquelas que se vacinaram contra a influenza (gripe) devem respeitar o período de intervalo entre uma vacina e outra. “É sempre necessário respeitar o intervalo entre uma vacina e outra. Quem tomou a vacina contra a influenza (gripe) deve esperar o prazo de 15 dias para se vacinar contra a covid. A orientação é para que as gestantes e puérperas apresentem o cartão de vacinação no momento em que comparecerem ao posto”, recomenda o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir