Connect with us

Jovem petropolitana Pietra fará transplante de medula no Inca; família pede doações de sangue

Petrópolis do bem

Jovem petropolitana Pietra fará transplante de medula no Inca; família pede doações de sangue

Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos e vão contribuir para a realização da cirurgia

Cerca de um mês depois de encontrar um doador compatível de medula óssea, a jovem petropolitana Pietra, de 5 anos, dá mais um passo importante em sua recuperação. Na semana passada ela realizou sua primeira consulta no Instituto Nacional do Câncer: local em que acontecerá o transplante. Agora, a família pede a ajuda da população na doação de sangue que será utilizado como reserva no dia da cirurgia. A Prefeitura de Petrópolis disponibilizou duas vans que serão utilizadas numa caravana no dia 22 de maio e, ao todo, há 30 vagas.

Tendo nascido com microcefalia, Pietra foi diagnosticada com hipoplasia medular, doença autoimune causada pela queda na contagem das células sanguíneas, e desde janeiro de 2020 travava uma batalha contra o relógio. De acordo com Tatiana de Brito Almeida Rodrigues, mãe de Pietra, todos os tipos sanguíneos são bem-vindos e vão contribuir para a realização da cirurgia. “Quero descer com a van cheia e mostrar como a solidariedade faz toda a diferença na vida das pessoas”, diz.

Ainda segundo Tatiana, ao longo do mês de maio Pietra vai realizar todos os exames e consultas necessárias para que o transplante ocorra ainda em junho. As vans sairão do Centro de Saúde de Petrópolis, que fica na Rua Santos Dumont, número 100, às 07 horas do dia 22 de maio. Para garantir sua vaga é importante fazer contato antecipado pelo telefone (24) 98819-3241. As doações de sangue devem ser feitas em nome de Pietra Ayumi de Brito. O Inca funciona de segunda a sexta, das 08 às 17h30, e aos sábados, das 08 às 12 horas.

Requisitos para ser um doador de sangue:

Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH, etc.) em bom estado de conservação;
Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
Estar em boas condições de saúde;
Pesar no mínimo 50 kg;
Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum;
Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 30 dias;
Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
Não ter diabetes em uso de medicações

Saiba mais sobre o caso Pietra: Após mais de um ano de espera, petropolitana de 5 anos encontra doador compatível de medula

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir