Connect with us

Covid-19: Petrópolis registra média de 6 mortes por dia na primeira semana de abril

Cidade

Covid-19: Petrópolis registra média de 6 mortes por dia na primeira semana de abril

Dados são do painel de monitoramento da Secretaria de Saúde. Maior parte dos óbitos foi de pessoas com menos de 80 anos

Na primeira semana de abril os dados de óbitos por Covid-19 já são alarmantes em Petrópolis: média de 6 mortes por dia — maior do que a média de março (5,6), considerado o mês com recorde de vítimas desde o início da pandemia. Ao todo, foram confirmados 49 óbitos pela doença nestes primeiros oito dias do mês, de acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde. A maior parte de pessoas que morreram com a doença neste mês tinha menos de 80 anos de idade, sendo 11 delas com menos de 60 anos.

Foto Reprodução Painel de Monitoramento da Covid-19

Mesmo com o alto índice de óbitos e com alta taxa de ocupação em leitos clínicos e de UTI para covid-19, o município flexibilizou nesta sexta (9) as medidas restritivas que foram adotadas durante dez dias na cidade, onde apenas o comércio essencial podia funcionar.

De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada com base na diminuição da demanda por atendimentos nos pontos de apoio para pacientes com covid-19. Comparando os dados da semana de 31 de março a 6 de abril com os da semana anterior, 24 de março a 30 de março, é possível verificar queda de 30% na procura. Ou seja, de quase 2 mil atendimentos para cerca de 1.400.

Ocupação nos hospitais públicos e privados

Dados do boletim epidemiológico divulgados nesta sexta (09) apontam para ocupação de 85,34% em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 79,53% em leitos clínicos do SUS.

O levantamento confirmou ainda nesta sexta mais 25 mortes por covid-19 levando a um total de 790 óbitos pela doença em Petrópolis desde o início da pandemia.

Nos hospitais particulares, a realidade não é diferente. No Hospital SMH- Beneficência Portuguesa, a ocupação em leitos de UTI para covid-19 é de 100%. Já nos leitos clínicos, a taxa é de 85%. Apesar disso, a unidade espera uma queda nos números daqui a 15 dias devido aos dez dias de medidas restritivas.

Foto Divulgação

Já no Hospital Unimed, a ocupação é de 100% nos leitos clínicos para covid-19 e de 78% nos leitos de UTI.

O Hospital Santa Teresa (HST) não informou a taxa de ocupação, mas disse que possui 28 pacientes internados na UTI e outros 42 em leitos clínicos. A unidade afirma que registrou queda no número de atendimentos, mantendo a média de 95,4 desde o dia 27 de março.

Desrespeito ao decreto de flexibilização

Um bar foi multado e lacrado no Centro Histórico por estar funcionando e servindo bebida alcoólica no balcão nesta sexta-feira (09). Segundo decreto municipal do dia 4 de abril, esse tipo de comércio ainda não pode voltar a funcionar. Além dele, outros quatro estabelecimentos foram intimados pelas equipes de fiscalização nos distritos e fecharam suas portas, segundo informou a prefeitura.

Foto Divulgação PMP

O município disse ainda que a equipe de fiscalização também orientou os empresários sobre o decreto municipal que obriga estabelecimentos autorizados a funcionar a deixarem visível a metragem quadrada de cada espaço e as informações sobre a quantidade máxima de clientes, de acordo com tabela específica para garantir o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir