Connect with us

“Temos visto famílias inteiras adoecendo”, diz enfermeira do SUS em Petrópolis

Cidade

“Temos visto famílias inteiras adoecendo”, diz enfermeira do SUS em Petrópolis

A coordenadora de enfermagem da UPA de Cascatinha fez um apelo para que as pessoas respeitem as orientações sanitárias.

A rotina nos hospitais de Petrópolis tem sido exaustiva para os profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate a covid-19. Um ano após o primeiro caso ser diagnosticado na cidade e as unidades se veem diariamente beirando ao colapso para atendimento e internação. E não é só isso. Com as novas variantes mudou também a maneira com que as pessoas chegam até os hospitais.

“Temos visto famílias inteiras adoecendo, com 2, 3 pessoas da família precisando de internação, o que não víamos antes”, diz Tatiana Ferreira, coordenadora de enfermagem da UPA de Cascatinha, acrescentando que além do cansaço físico, os profissionais lidam com a exaustão mental por acompanhar tantas perdas e o sofrimento de famílias durante este um ano.

Foto Divulgação

Para Tatiana, o fato de muitas pessoas não respeitarem o isolamento social é preocupante. “Eu faço aqui um apelo às pessoas para que respeitem as orientações sanitárias, usem máscaras, lavem bem as mãos, usem o álcool em gel, mantenham o distanciamento social, saiam de casa somente em caso de necessidade e, sobretudo, que evitem as aglomerações”, alerta a enfermeira.

André Henrique Marques de Souza, coordenador de enfermagem dos Centros de Terapia Intensiva (CTIs) covid e não covid do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa também relata uma rotina difícil que piorou com os registros da nova cepa- variante – que, segundo ele, é mais agressiva.

“Agora a nossa rotina inclui ver pessoas jovens passando por grande sofrimento e até perdendo a vida. Inclui ver pessoas da mesma família entubadas, em leitos próximos, e nos faz pensar como o parente vai ficar caso tenha que se despedir de duas ou três pessoas queridas de uma só vez”, diz.

Nesta semana Petrópolis chegou ao número de 765 mortos por covid-19. A taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do SUS está em 89,74%. Em leitos clínicos, 75,59%.

Apesar do alto índice de ocupação, a prefeitura vai permitir a reabertura do comércio e serviços a partir desta sexta-feira (9), com novos protocolos de segurança e horários de funcionamento. O município havia determinado o fechamento do comércio, exceto serviços essenciais, desde o dia 30 de março até esta quinta-feira (8).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir