Decreto determina fechamento de cachoeiras, parques e clubes no “superferiado” de 10 dias em Petrópolis
As medidas restritivas são válidas até o Domingo de Páscoa (4 de abril).
Após reuniões realizadas nesta quinta-feira (25) na Câmara, a Prefeitura de Petrópolis ampliou as medidas restritivas contra o avanço da Covid-19. Entre elas, o fechamento de parques, pontos turísticos, clubes, casas de shows, boates, casas de festas, pistas de dança, espaços de recreação infantil e áreas de lazer de condomínios e também de hotéis e pousadas deverão ficar fechados. Cachoeiras também estão proibidas, com impedimento, inclusive, de estacionamento nestas áreas.
Dentre as atividades de lazer individuais ao ar livre, estão permitidas pelo decreto apenas: ciclismo, caminhadas, montanhismo e trekking.
Foto Instagram @amarsecretario
Todas as determinações do Decreto Municipal, que podem ser conferidas na íntegra aqui, vão até Domingo de Páscoa (4 de abril), quando termina o “superferiado” de 10 dias. Caso os números da Covid-19 permaneçam iguais ou piorem, a prefeitura pode prorrogá-las ou torná-las mais rígidas.
“Estamos fazendo o possível para suprir a demanda da população no que se refere à assistência em saúde, mas precisamos atuar não apenas na consequência da pandemia, mas também na causa. Temos que frear a disseminação do vírus e cabe a cada um de nós fazer a nossa parte. Peço que, quem puder, fique em casa. Evite circular nas ruas. Use máscara. O momento é muito delicado e, se o quadro epidemiológico não mudar e/ou não houver adesão da população às regras, as próximas medidas serão ainda mais duras”, afirmou o prefeito interino Hingo Hammes.
O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, lembrou que o município vem ampliando o número de leitos para atender a população, mas, sem o respeito às medidas de prevenção, nada será suficiente. “Estamos aumentando o número de leitos gradativamente. Chegamos a 112 leitos de UTI e 134 leitos clínicos no sistema de atendimento a pacientes com covid-19 pelo SUS. É um número muito maior do que o da maioria dos municípios, mas, ainda assim, a taxa de ocupação tem se mantido alta. Não podemos mais esperar. A adoção de medidas mais rígidas neste momento é necessária para conter o avanço do coronavírus e, se estas regras ainda não forem suficientes, o município vai determinar restrições ainda mais duras”, alertou.
O prefeito frisou a importância da união de esforços neste momento. “Temos que unir forças para desacelerar a taxa de contágio. Nós transmitimos o vírus, portanto, quanto menos circularmos, melhor”, destacou.
Veja também:
- Covid-19: cresce o número de mortes entre jovens e adultos em Petrópolis
- Por determinação do Ministério, Petrópolis amplia vacinação para profissionais de saúde
- Idosos a partir de 70 anos começam a ser vacinados nesta sexta-feira em Petrópolis
- Projeto que prevê vans escolares como transporte alternativo em Petrópolis é aprovado na Câmara
- Unimed Petrópolis relata pior momento da pandemia com média de dois óbitos por dia