Connect with us

Unimed Petrópolis relata pior momento da pandemia com média de dois óbitos por dia

Cidade

Unimed Petrópolis relata pior momento da pandemia com média de dois óbitos por dia

Em vídeo, presidente do hospital alerta para alta taxa de letalidade entre jovens e faz apelo à população.

Em um vídeo publicado hoje (23) pelo presidente da Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro relata o atual momento vivido no hospital privado como o pior desde o início da pandemia: “A média dos últimos cinco dias é de dois óbitos por dia. Nós nunca vivemos tal situação em todo o momento da pandemia, mesmo em dezembro quando tivemos o pior pico de atendimentos e internações. Os pacientes estão sendo internados mais graves. Dentre essas mortes, tiveram pessoas de 37 anos, 46 anos e 33 anos, sem comorbidades ou com obesidade”, alertou sobre o aumento da taxa de letalidade entre pessoas na faixa etária de 30 a 50 anos.

Foto Divulgação

O elevado número de óbitos começa a ocorrer porque o paciente está tendo a assistência adequada, mas em um período mais tardio, devido à insuficiência não só de leitos físicos em todo o município, mas de profissionais de saúde, que estão precisando ser afastados por exaustão ou suspeita de contaminação.

O Dr. Rafael Gomes de Castro ainda esclarece que o período ideal de medidas restritivas sanitárias a ser adotado seria de 21 dias, já que o ciclo de infecção de um paciente contaminado é de 14 dias mais o período de incubação do vírus, que antecede os primeiros sintomas e tem duração de aproximadamente 5 dias.

Leitos de UTI 100% ocupados

A UTI Covid-19 de 10 leitos da Unimed Petrópolis está 100% ocupada desde a última semana. Dentro de um plano previamente pensado, o hospital se estruturou para a abertura de mais 5 leitos dentro do Centro Cirúrgico, sendo que 2 deles só foram possíveis graças à ajuda da Unimed Resende, que emprestou bombas de infusão e equipes para a viabilização dos mesmos. Desde ontem (22), imediatamente após a implantação, todos os leitos foram ocupados.

Unimed Petrópolis faz apelo à população

Rafael Gomes de Castro faz um apelo à população para manter as medidas de segurança e higiene ao combate ao vírus, como lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou utilizar álcool em gel, fazer o uso da máscara e manter o isolamento social principalmente nos próximos dias de decreto das novas medidas de restrição para tentar conter o avanço do vírus.

“Que essas medidas tomadas pela prefeitura e pelo Estado, de fato, possam possibilitar o isolamento social. E a você — de uma forma um pouco dura, mas bastante realista — que não quer morrer, que não quer ver um familiar seu morrer, se isole na sua casa! Utilize os serviços essenciais quando necessário e com total proteção, com total responsabilidade. Se nós juntos não fizermos algo de diferente nos próximos 15 dias, a gente vai assistir um suicídio coletivo. Vamos cuidar uns dos outros! Se você cuidar de mim, eu cuido de você. Vamos cuidar dos amores de alguém!” finaliza o Dr. Rafael Gomes de Castro.

Para assistir o pronunciamento completo, clique aqui: https://youtu.be/dolQvSr_ZbM

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir