Connect with us

Idosos com mais de 77 anos começam a ser vacinados contra Covid-19 em Petrópolis

Cidade

Idosos com mais de 77 anos começam a ser vacinados contra Covid-19 em Petrópolis

Idosos devem estar cadastrados através do site da prefeitura ou do telefone da Secretaria de Saúde para serem vacinados.

Um dos primeiros idosos a receber a vacina contra a Covid-19 no ponto de vacinação montado no Bingen, Eraldo Machado, de 77 anos, voltou para casa mais aliviado após receber a primeira dose do imunizante. Eraldo foi um dos idosos com mais de 77 anos que atendeu a convocação da Secretaria de Saúde e se cadastrou ainda na noite de quinta-feira para receber a vacina nesta sexta-feira (19/3). Até a tarde de ontem 1.908 idosos com mais de 77 anos haviam se cadastrado junto à Secretaria de Saúde para tomar a vacina. “Moro aqui perto então optei por vir andando mesmo, assim aproveito para fazer uma caminhada. A vacinação foi rápida e fui muito bem atendido pela equipe de vacinação”, disse ao sair do ponto montado na área externa do ginásio da UCP, no Bingen.

Foto Divulgação PMP

Alívio e esperança também foram as sensações relatadas por Sueli Mundstein após a vacinação dos pais Maria de Lourdes e Francisco dos Santos. “Estou mais tranquila agora que eles foram vacinados. Ainda temos que esperar a segunda dose, mas já ficamos mais esperançosos. Os dois estavam ansiosos e nós estávamos muito preocupados pois eles são hipertensos e diabéticos”, conta. “Minha outra filha soube da vacinação ontem e logo nos avisou. Graças a Deus conseguimos vir hoje e já fomos vacinados”, comemorou Maria de Loudes.  “Estamos muito felizes com a vacina”, completou Francisco.

Também mais aliviado estava Luiz Carlos Siqueira, que chegou ao ponto de vacinação logo cedo. “Precisamos esperar uns 20 minutos, mas fomos muito bem atendidos, o pessoal é muito educado. Minha filha pode registrar todas as etapas da vacinação” contou.

Foto Divulgação PMP

A vacinação deste público está sendo realizada em seis diferentes pontos da cidade: em três pontos que funcionam no sistema drive thru: no ginásio da UCP no Bingen, no Parque de Exposições em Itaipava, e no campus da UCP Benjamin Constant, no Centro, abertos de segunda a sábado. E ainda em três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morin, do Quitandinha e do Itamarati – que funcionam de segunda a sexta-feira. Em todas unidades, a vacinação é feita das 9h às 16h.

“Sabemos da importância da vacinação para o controle da pandemia, sobretudo para os idosos, que são os mais vulneráveis. Todos os esforços estão sendo feitos para que Petrópolis receba mais vacinas e possamos acelerar a vacinação”, destaca o prefeito interino Hingo Hammes.

Para se vacinar idosos precisam estar cadastrados junto a Secretaria de Saúde. O cadastramento deve ser feito no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). No momento do cadastro é importante que as pessoas estejam atentas ao dia do agendamento.  O idoso deve comparecer ao ponto de vacinação escolhido na data marcada, portando CPF, identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

“Recebemos ontem mais um lote de vacinas e ampliamos imediatamente o público, começando a vacinar pessoas com 77 e 78 anos. A equipe da Saúde está empenhada para que seja possível protegermos um número cada vez maior de idosos. Seguiremos ampliando a vacinação para as demais faixas etárias a medida que recebermos mais vacinas”, pontua o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Foto Divulgação PMP

Importante lembrar que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação possam solicitar, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

A vacinação em Petrópolis segue as determinações do Ministério da Saúde. Os trabalhos na cidade começaram com a vacinação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e deficientes institucionalizados maiores de 18 anos. A vacinação segue avançando, de acordo com a chegada de novas remessas da vacina. Atualmente estão sendo vacinados simultaneamente na cidade: idosos com mais de 60 anos acamados; profissionais de saúde com mais de 60 anos, profissionais de saúde maiores de 18 anos e menores de 60 anos que apresentem comorbidades e idosos com mais de 77 anos.

A Prefeitura mantém ainda um atendimento via WhatsApp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir