Connect with us

Após denúncias de ônibus lotados, prefeitura vai à Justiça para pedir operação de 100% da frota em Petrópolis

Cidade

Após denúncias de ônibus lotados, prefeitura vai à Justiça para pedir operação de 100% da frota em Petrópolis

Após diversas denúncias de ônibus lotados no pior momento da pandemia, a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Procuradoria Geral do Município, entrou nesta quarta-feira (17) com medida judicial cobrando das empresas do transporte público o imediato retorno da operação de 100% da frota. A medida tem como objetivo garantir maior oferta de ônibus à população, evitando aglomerações dentro dos coletivos e também nos pontos de embarque e desembarque. Segundo o governo municipal, houveram sucessivas tentativas de negociação com as empresas de ônibus antes do apelo à Justiça.

Foto Reprodução Internet

“O transporte público é um serviço essencial, ainda mais neste momento de pandemia. A discussão sobre a operação foi judicializada no ano passado e vínhamos dialogando com as empresas para garantir uma oferta maior de viagens e de ônibus. Chegamos a conseguir a retomada de alguns horários de pico, mas precisamos também do aumento da frota. Lá atrás, quando houve a redução da frota nas ruas, comércio e vários outros segmentos econômicos estavam fechados, mas tudo foi reaberto e a operação não foi normalizada. Precisamos que as empresas aumentem a oferta de ônibus, preservando a saúde da população”, frisou o prefeito interino Hingo Hammes.

O procurador geral do município, Fábio Alves, frisou que o momento é de união de forças. “A discussão sobre o transporte público na pandemia não é nova. As empresas alegam na justiça desequilíbrio financeiro, para justificar a impossibilidade de voltar a operar com 100% da frota. Isso desde o ano passado. O que estamos fazendo agora é pedir que a justiça reconheça a necessidade da população e determine a volta a operação. Neste momento precisamos de mais coletivos para atender a demanda, reduzindo o risco de contaminação”, finalizou o Procurador Geral do Município, Fábio Alves.

Novas medidas restritivas devem ser anunciadas esta semana

Tendo em vista o aumento dos números da Covid-19, a prefeitura prorrogou até o dia 22 de março o pacote de medidas anunciado no dia 4 para desacelerar a taxa de contágio da Covid-19 e anunciou novas restrições. Além da limitação do horário de funcionamento de bares, restaurantes até as 22h, proibição de aglomerações, seja em área pública ou privada, e proibição de permanência de pessoas nas ruas das 22h às 5h, fica determinado o funcionamento do comércio em horário diferenciado, das 11h às 20h, com limitação de 50% da capacidade.

Lojas de conveniência que funcionam em postos de combustíveis também estão proibidas de venderem bebidas alcoólicas das 22h às 5h. O decreto municipal publicado na segunda-feira à noite no Diário Oficial determina limitação da ocupação de templos religiosos em 50% da capacidade. De acordo com a prefeitura, novas medidas estão sendo preparadas e serão anunciadas nos próximos dias.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir