Connect with us

Começa a vacinação para idosos a partir de 77 anos nesta sexta-feira em Petrópolis

Cidade

Começa a vacinação para idosos a partir de 77 anos nesta sexta-feira em Petrópolis

Secretaria de Saúde recebeu nesta quinta-feira lote com 4.130 doses

Com a chegada de mais um lote de vacinas nesta quinta-feira (18.03) a prefeitura amplia nesta sexta-feira (19.03) a vacinação para idosos com mais de 77 anos. O cadastro para pessoas a partir desta idade estará aberto no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) a partir das 21h desta quinta (18.03). A vacinação segue sendo realizada em seis diferentes pontos da cidade: nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morin, do Quitandinha e do Itamarati – que funcionam de segunda a sexta-feira; e em três pontos que funcionam no sistema drive thru: no ginásio da UCP no Bingen, no Parque de Exposições em Itaipava, e no campus da UCP Benjamin Constant, no Centro, abertos de segunda a sábado. Em todas unidades, a vacinação é feita das 9h às 16h.

Foto Divulgação PMP

“Temos adotado medidas para tentar conter a propagação da Covid-19 e para ampliar a estrutura para atendimento a quem precisa. Sabemos da importância da vacinação para o controle da pandemia, sobretudo para proteger os idosos. Todos os esforços estão sendo feitos para acelerar o envio de vacinas para Petrópolis e aceleramos a vacinação”, destaca o prefeito interino Hingo Hammes.

Até a última quarta-feira (17/3), 16.750 pessoas já tinham sido vacinadas, destas 7.250 foram idosos com mais de 79 anos.

Para atender a demanda maior por vacinação, a Secretaria de Saúde está ampliando para 300 o número diário de vagas para cadastro em cada ponto de vacinação. Serão 50 doses a mais em cada um dos seis pontos de vacinação. Com isso, a Secretaria passa a agendar a imunização de 200 pessoas em cada um dos três pontos de drive thru (Centro, Bingen e Itaipava) e 150 idosos por dia em cada uma das UBSs (Quitandinha, Morin e Itamarati).

“Todos os esforços estão sendo feitos pela equipe da Saúde para que possamos acelerar a vacinação na cidade, para que seja possível proteger um número cada vez maior de idosos. A chegada deste novo lote hoje permite que já a partir de amanhã a vacinação seja ampliada para quem tem 77 e 78 anos. À medida que mais vacinas forem chegando à cidade iremos ampliando para outras faixas”, destaca o secretário Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Fotos Divulgação PMP

Para ser vacinado, o idoso deve estar cadastrado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). No momento do cadastro é importante estar atento ao dia em que o agendamento foi feito. O idoso deve comparecer ao ponto de vacinação escolhido na data marcada, portando CPF, identidade, cartão de vacina e comprovante de residência. Em todos os pontos a vacinação é feita das 9h às 16h.

Importante lembrar que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

A vacinação em Petrópolis segue as determinações do Ministério da Saúde. Os trabalhos na cidade começaram com a vacinação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e deficientes institucionalizados maiores de 18 anos. A vacinação segue avançando, de acordo com a chegada de novas remessas da vacina. Atualmente estão sendo vacinados simultaneamente na cidade: idosos com mais de 60 anos acamados; profissionais de saúde com mais de 60 anos, profissionais de saúde maiores de 18 anos e menores de 60 anos que apresentem comorbidades e idosos com mais de 79 anos.

Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação possam solicitar, por telefone, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

A Prefeitura mantém ainda um atendimento via WhatsApp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir