Connect with us

Petrópolis começa a vacinar idosos com 79 anos a partir de quarta-feira

Cidade

Petrópolis começa a vacinar idosos com 79 anos a partir de quarta-feira

Cadastro para vacinação em seis pontos deve ser feito no site da PMP

Dando sequência à campanha de imunização contra a Covid-19 a Prefeitura inicia nesta quarta-feira (17.03) a vacinação de idosos com 79 anos ou mais. O cadastro para a vacinação deste público está aberto a partir das 19h desta segunda-feira (15.03), no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). No momento do cadastramento do idoso, o interessado pode escolher entre seis opções de locais para a vacinação. É preciso atenção para a data e local de agendamento. Até o último sábado (13.03) foram vacinados na cidade 6.149 idosos com mais de 80 anos.

Foto Divulgação PMP

Aplicação da vacina em seis pontos de vacinação

A vacinação de idosos está sendo feita em seis diferentes pontos da cidade: nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Quitandinha, Itamarati e Morin; e ainda em três pontos que funcionam também pelo sistema drive thru – na UCP do Bingen; Campus da UCP Benjamim Constant e Parque de Exposições, em Itaipava, onde também podem ser vacinadas pessoas que cheguem a pé.  A data para a vacinação é marcada de acordo com a demanda em cada unidade.

“Estamos dando hoje mais um passo para a proteção dos idosos, público que muito nos preocupa, dada a vulnerabilidade. Nosso maior desafio, no momento, está sendo conseguir mais doses para ampliarmos a vacinação o mais rápido possível. A vacinação está avançando conforme a chegada de novas remessas da vacina, porque não podemos correr o risco de convocar a população para a vacinação e não ter doses suficientes para aplicar em todos os que procurarem os postos. Tudo tem sido feito para ampliarmos a vacinação o mais rápido possível”, afirma o prefeito interino Hingo Hammes

Prefeitura tenta a compra direta das vacinas contra a Covid-19

Além das cobranças ao governo do Estado e ao Governo Federal, Petrópolis aderiu recentemente ao movimento liderado pela Frente Nacional de Prefeitos, com o objetivo de criar um consórcio que permita a compra direta de vacinas contra a Covid-19. “Não vamos medir esforços para que Petrópolis receba mais vacinas o quanto antes”, afirmou.

Por dia, a Secretaria de Saúde está agendando a imunização de 150 pessoas em cada um dos três pontos de drive thru (Centro, Bingen e Itaipava) e 100 idosos por dia em cada uma das UBSs (Quitandinha, Morin e Itamarati). Para ser vacinado, o idoso deve estar cadastrado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Ele deve comparecer ao ponto de vacinação escolhido na data marcada, portando identidade, cartão de vacina e comprovante de residência. Em todos os pontos a vacinação é feita das 9h às 16h.

“Todos os esforços estão sendo feitos para acelerarmos a vacinação dos idosos, uma vez que os dados vêm confirmando que eles são os mais vulneráveis. A vacinação de pessoas com 79 anos ou mais é mais um passo neste sentido. Nosso maior desafio é equacionar a escassez de vacinas com o aumento de público a ser vacinado, uma vez que à medida que a faixa etária vai baixando, o número de pessoas é maior. Estamos ampliando desta vez para o público de 79 anos para que seja possível garantir a vacinação de todos nesta faixa etária” explica o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho.

Vacinação segue acontecendo para outros grupos prioritários

O secretário lembra ainda que a vacinação para os pacientes acamados e para os profissionais de Saúde continua sendo realizada, assim como a aplicação da segunda dose em pessoas já vacinadas.

A vacinação em Petrópolis segue as determinações do Ministério da Saúde. Os trabalhos na cidade começaram com a vacinação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e deficientes institucionalizados maiores de 18 anos.

Importante lembrar que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

A vacinação segue avançando, de acordo com a chegada de novas remessas da vacina. Atualmente estão sendo vacinados simultaneamente na cidade: idosos com mais de 60 anos acamados; profissionais de saúde com mais de 60 anos, profissionais de saúde maiores de 18 anos e menores de 60 anos que apresentem comorbidades e idosos com mais de 80 anos.

Cadastro para a vacinação também pode ser feito por telefone

Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação possam solicitar, por telefone, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

A Prefeitura mantém ainda um atendimento via WhatsApp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir