Connect with us

Coronavírus: 12 dos 200 pacientes internados em Petrópolis são de outros municípios

Cidade

Coronavírus: 12 dos 200 pacientes internados em Petrópolis são de outros municípios

Taxa de ocupação em leitos de UTI do SUS acima de 83% e registro de 37 óbitos em duas semanas de março acendem alerta para reforço das medidas protetivas em Petrópolis.

Assim como vem acontecendo em todo o Brasil, Petrópolis vive o pior momento da pandemia e os números da Covid-19 são a prova disso. De acordo com o boletim publicado nesta segunda-feira (15/03), 200 pessoas com confirmação ou suspeita da doença estão internadas — 12 delas, ou seja, 6% dos pacientes internados são de outros municípios.

Foto Reprodução Internet

Com o sistema de saúde de algumas cidades vizinhas já 100% ocupado, a chegada de pacientes de outros municípios é mais um dos agravantes da situação em Petrópolis. As alterações no sistema de regulação imposto pelo Estado permitem que isso seja feito para que pacientes de outros municípios que precisam de leitos de UTI-Covid sejam transferidos para cidades que se prepararam melhor para a pandemia.

Hospitais relatam preocupação com o aumento das internações por Covid-19

A alta taxa de ocupação aliada ao relaxamento social com as medidas protetivas preocupam os hospitais de Petrópolis, que temem um possível colapso no sistema de saúde. Petrópolis oferece, hoje, pelo SUS, 111 leitos de UTI e 88 leitos clínicos, considerando leitos próprios e pactuados com a rede privada. Segundo dados do boletim epidemiológico desta segunda-feira, a taxa de ocupação no SUS já está em 71,62% nos leitos clínicos e 83,81% nos leitos de UTI.

Em relação ao número de mortes, desde o início da pandemia, um ano atrás, 602 pessoas morreram em Petrópolis vítimas da doença. Só nas duas últimas semanas de março, foram registrados 37 óbitos.

Nesta segunda-feira, a direção do Hospital Beneficência Portuguesa (SMH) relatou, em nota, a preocupação com o atual cenário: “A taxa de ocupação dos leitos clínicos e de UTI para a Covid-19 no Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis nesta segunda-feira (15/03) está extremamente elevada. O cenário é bastante preocupante, especialmente se for mantida a curva diária crescente de contaminação da população”

Fernando Baena, diretor executivo operacional do SMH, diz que a unidade trabalha para que o próximo estágio nunca chegue a ser essa falta de vagas para internação. Ele também alerta que pessoas com doenças crônicas, com outros quadros graves ou que adoeceram durante esse um ano de pandemia também estão no seu limite de espera para tratamento. “Há outras doenças que matam, além do coronavírus, e não podemos minimizar a situação desses pacientes”.

Foto Divulgação

Questionado, o Hospital Santa Teresa (HST) não informou a taxa de ocupação, mas disse que a média diária de pacientes com sintomas respiratórios tem sido de 120 atendimentos.

Prefeitura estende decreto com medidas restritivas

Tendo em vista o aumento dos números da Covid-19, a prefeitura prorrogou até o dia 22 de março o pacote de medidas anunciado no dia 4 para desacelerar a taxa de contágio da Covid-19 e anunciou novas restrições. Além da limitação do horário de funcionamento de bares, restaurantes até as 22h, proibição de aglomerações, seja em área pública ou privada, e proibição de permanência de pessoas nas ruas das 22h às 5h, fica determinado o funcionamento do comércio em horário diferenciado, das 11h às 20h, com limitação de 50% da capacidade.

Lojas de conveniência que funcionam em postos de combustíveis também estão proibidas de venderem bebidas alcoólicas das 22h às 5h. O decreto municipal desta segunda-feira (15) também prevê limitação da ocupação de templos religiosos em 50% da capacidade. Outras medidas estão sendo preparadas e serão anunciadas nos próximos dias.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir