Connect with us

Relembre a época em que a fábrica da Fleischmann no Brasil ficava em Petrópolis

História

Relembre a época em que a fábrica da Fleischmann no Brasil ficava em Petrópolis

Quem se lembra do tempo em que a fábrica operava no Itamarati?

Por mais incrível que possa soar, houve um tempo em que Petrópolis chegou a abrigar mais de 500 fábricas. O número foi apurado pelo projeto Petrópolis Sob Lentes, que se dedica ao resgate da memória petropolitana, durante pesquisa junto ao acervo do Arquivo Nacional. E foi ao parceiro @petropolisoblentes que recorremos para relembrar a época em que a fábrica da Fleischmann no Brasil ficava na cidade.

Fleischmann se instalou em Petrópolis em 1931

Foi em 1931 que a Fleischmann chegou ao Brasil. A cidade escolhida para sediá-la? Petrópolis. Na época, o carro-chefe da fábrica era a produção de fermento biológico fresco.

Fábrica ficava no Itamarati

Quem morou pelas redondezas – e mesmo os que eram de outros bairros – vão lembrar que a Fleischmann operava no local em que hoje funciona o supermercado Bramil.

Foto: Reprodução/IBGE

O forte cheiro de melado

Uma das principais lembranças daquela época é o forte cheiro de melado que ficava no ar. Matéria-prima para a fabricação do levedo de pão, a indústria recebia cerca de um milhão de quilos de melado por mês.

Fleischmann abastecia mais de 8 mil padarias no Brasil

Responsável, em 1931, por abastecer 8,5 mil padarias no Brasil, a Fleischmann está presente hoje em 30 países e conta com um polo de produção em Juiz de Fora, cidade vizinha à Petrópolis.

Confira, abaixo, um vídeo de época que traz imagens da antiga fábrica no Itamarati para matar a saudade.

Gostou? Mais curiosidades e pílulas de nostalgia como essas podem ser obtidas no site do projeto Petrópolis Sob Lentes (http://petropolisoblentes.com.br/), YouTube (Petrópolis Sob Lentes) e Instagram (@petropolisoblentes).

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir