Connect with us

Covid-19: aumento de internações acende alerta para reforço das medidas protetivas em Petrópolis

Cidade

Covid-19: aumento de internações acende alerta para reforço das medidas protetivas em Petrópolis

Nesta segunda-feira (01) há 148 pessoas internadas com suspeita ou confirmação de Covid-19. Especialistas dizem que esse aumento já é um reflexo das aglomerações no Carnaval.

As altas nos números da Covid-19 dias após as festas de Natal e Réveillon também são uma realidade agora em Petrópolis, duas semanas depois do feirado de Carnaval. O número de internações em leitos de coronavírus, que vinha diminuindo nas primeiras semanas de fevereiro, voltou a subir, acendendo um alerta para o reforço das medidas protetivas.

“A Secretaria de Saúde segue monitorando os números de internações em leitos clínicos e de UTIs da cidade, assim como os de casos de Covid-19, e avalia que o aumento registrado nos últimos dias, assim como vem ocorrendo em outros municípios, é um reflexo das aglomerações no Carnaval”, comentou o secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho.

Foto: Silvio AVILA / AFP

A média diária de internações em leitos clínicos e de UTI na semana anterior ao Carnaval era de 107 pacientes em todas as unidades de saúde do município. Hoje (01/03), de acordo com o Boletim Epidemiológico, há 148 pessoas internadas. Consequentemente, a taxa de ocupação no SUS também aumentou. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, 54,55% dos leitos clínicos e 61,70% dos leitos de UTI estão ocupados, neste momento, com pacientes suspeitos ou com confirmação de Covid-19.

Considerado por alguns médicos infectologistas como o pior momento da pandemia no Brasil, quando o país vem registrando mais de mil mortes por dia e diversas cidades já decretaram colapso no sistema de saúde, manter as medidas preventivas é a melhor maneira de conter o vírus.

“Esse vírus tem a capacidade de provocar pneumonias graves em algumas pessoas, podendo levar esses pacientes ao CTI, à insuficiência respiratória aguda e ao óbito. Portanto, a melhor maneira de se evitar a infecção continua sendo o uso de máscara, a higienização correta das mãos e o distanciamento entre as pessoas”, alerta o médico infectologista Dr. Luís Arnaldo Magdalena.

Boletim da Covid-19 desta segunda-feira (01/03)

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde mostra que Petrópolis fez, até agora, 123.082 testes para Covid-19, com 20.826 resultados positivos e 96.120 negativos, levando em consideração testes rápidos e Swab).

Fotos Divulgação PMP

Nesta segunda-feira (01/03), seis óbitos foram confirmados:

– Mulher, 93 anos, moradora em Corrêas. Internada em 14.12.2020, na Upa Cascatinha e transferida para o SMH. Óbito registrado em 18.12.2020. Paciente com hipertensão arterial e insuficiência cardíaca

– Mulher, 78 anos, moradora no Chácara Flora. Internada em 10.12.2020, na Upa Centro e transferida para o SMH. Óbito registrado em 19.12.2020. Paciente com hipertensão arterial.

– Homem, 67 anos, morador na Castelânea. Internado em 11.12.2020 na Upa Itaipava e transferido para o SMH. Óbito em 20.12.2020. Paciente com hipertensão arterial, doença arterial e coronariana.

– Mulher, 89 anos, moradora no Lajinha. Internada em 06.01.2021, no SMH. Óbito registrado em 10.01.2021. Paciente com hipertensão arterial e diabete.

– Homem, 90 anos, morador em Corrêas. Internado em 09.02.2021 no HST. Óbito registrado em 25.02.2021. Paciente com hipertensão arterial e doença pulmonar obstrutiva crônica.

– Homem, 60 anos, morador em Pedro do Rio. Internado em 02.02.2021, no HAC. Óbito registrado em 27.02.2021. Paciente com doença arterial obstrutiva periférica e hipertensão arterial

Com as confirmações de hoje (01/03), o número de mortes por Covid-19 desde o início da pandemia subiu para 556 no município.

Vacinação segue a passos lentos

A chegada de novas remessas da vacina contra a Covid-19 segue a passos lentos em Petrópolis. A fim de evitar falta de vacina nos pontos de vacinação e deslocar os idosos sem necessidade, a Secretaria de Saúde esclareceu que está abrindo vagas cautelosamente, conforme a chegada de mais doses do imunizante.

Neste momento, apenas idosos de 85 a 89 anos; pacientes acamados com mais de 60 anos; e profissionais de Saúde com mais de 60 anos estão sendo vacinados. Para os idosos com mais de 85 anos, a campanha está acontecendo em quatro pontos de vacinação: no Centro, Bingen, Cascatinha e Itaipava. O cadastro de agendamento do pacientes deve ser feito pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) ou através do canal de atendimento por telefone.

“Nós, médicos infectologistas, torcemos para que a vacinação seja, rapidamente, realizada na maior parte da população, para que consigamos conter a disseminação do vírus. Mas, infelizmente, não há vacina para todas as pessoas no momento. A melhor maneira que teremos de controlar o vírus – e isso inclui as variantes já confirmadas da Covid-19 – será vacinando a maioria da população”, comenta 0 infectologista Dr. Luís Arnaldo Magdalena.

Fotos Divulgação PMP

Enquanto não há vacina para todos, o secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho faz um apelo à população para que respeite os decretos municipais e siga todas as medidas preventivas.

“A Secretaria de Saúde destaca que a população tem um papel importante no combate a pandemia e segue orientando que as pessoas mantenham as medidas de prevenção: uso de máscara, lavagem das mãos com água e sabão, uso de álcool em gel, distanciamento social, evitando as aglomerações”, alerta o secretário.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir