Connect with us

Série de entrevistas resgata a história do teatro em Petrópolis

Cultura

Série de entrevistas resgata a história do teatro em Petrópolis

Iniciativa vai contar com detalhes sobre as últimas quatro décadas em obras audiovisuais

Camarins, coxias e cenários, fazem parte do dia a dia dos profissionais que se revezam nos palcos para entreter o público. São cenas de drama, comédia, musicais, além da maratona de ensaios, textos para decorar, maquiagem, figurino e todo o bastidor que permeia o universo do teatro. As memórias de grupos que se consolidaram e difundiram a arte no município surgem agora reunidas no projeto “40 anos de teatro em Petrópolis”, idealizado pelo ator, mágico, artista circense e agora apresentador Nathan Cardoso, contemplado no edital de chamada pública simplificada nº03/2020, Lei Aldir Blanc.

Nathan Cardoso – Foto Divulgação

A série de entrevistas que são apresentadas pela Prefeitura Municipal de Petrópolis, IMCE – Instituto Municipal de Cultura e Esportes, Lei Aldir Blanc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, serão veiculadas todas as terças e quintas de março, sempre às 14h nas mídias digitais da Xdaquestão Produções.

Componente da 4ª geração de uma família de artistas circenses, Nathan Cardoso é peça chave neste projeto, englobando memória e história, ele vai conduzir as entrevistas. Entre seus diferenciais está a sensibilidade com o tema abordado, tendo sido participante de diversas produções em conjunto com diversos coletivos teatrais, contribuindo assim de forma subjetiva e objetiva de uma maneira única.

Serão oito entrevistas com duração de pelo menos 25 minutos cada, o público vai conhecer companhias, produtoras e grupos, que atuaram na arte do teatro, resgatando a história artística produzida na cidade, a partir dos anos 1980.

“É incrível poder produzir um material que resistirá ao tempo e além de ser consumido pelo público em geral, vai proporcionar estudos futuros para enriquecer ainda mais o conhecimento sobre o assunto”, diz Nathan.

Dentre as histórias que serão contadas estão a da ITB, Mama tô na lona, O Pessoal Aí, Povo do Cafundó, Satura, Teatro Experimental de Petrópolis, Total e Autoral e Xdaquestão Produções.

A apresentação fica por conta de Nathan Cardoso, o Diretor Geral e Executivo é Maurício Araújo, a Diretora de Produção e Secretária teatral, Carla Coelho, a Historiadora Maria Angela Gomes e o Intérprete de Libras, André da Silva Vieira.

A veiculação do projeto será realizada pelas plataformas digitais da Xdaquestão Produções no Facebook @xdaquestaoproducoes (https://www.facebook.com/xdaquestaoproducoes/), no Instagram @xdaquestaoproducoes (https://www.instagram.com/xdaquestaoproducoes/) e ainda através do Youtube Xdaquestão Produções (https://www.youtube.com/channel/UC6MBZV6Wyy_k3i5RB4OFcDg).

O cronograma de veiculação do projeto 40 anos de teatro em Petrópolis é pra deixar qualquer amante do teatro apaixonado.

02-03-2021 – 3ª feira – 14h – Mama tô na lona – Paulo Marcos de Carvalho

04-03-2021 – 5ª feira – 14h – ITB – Rodolfo Medeiros

09-03-2021 – 3ª feira – 14h – Grupo Pessoal Aí – Sylvio Costa Filho e Pita Cavalcanti

11-03-2021 – 5ª feira – 14h – Povo do Cafundó – Simone Gonçalves

16-03-2021 – 3ª feira – 14h – Xdaquestão Produções – Maurício Araújo

18-03-2021 – 5ª feira – 14h – Satura – Fred Justen

23-03-2021 – 3ª feira – 14h – Total e autoral – Lú de Oliveira

25-03-2021 – 5ª feira – 14h – TEP – Joaquim Eloy

Mais informações podem ser obtidas nas próprias mídias digitais da Xdaquestão Produções ou ainda através do e-mail xdaquestaoproducoes@gmail.com e do WhatsApp (24) 99955-2730.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir