Connect with us

Após flagra de ‘falsa vacinação’, prefeitura cria canal de comunicação para receber denúncias e tirar dúvidas 

Cidade

Após flagra de ‘falsa vacinação’, prefeitura cria canal de comunicação para receber denúncias e tirar dúvidas 

Vídeo mostra uma técnica de enfermagem aplicando a vacina sem injetar o líquido no posto de vacinação da UCP. A profissional de saúde já foi afastada do cargo.

Um vídeo que vem circulando nas redes sociais mostra uma técnica de enfermagem aplicando a vacina contra a Covid-19 sem injetar o líquido em uma idosa no posto de vacinação da UCP, na Rua Benjamin Constant, em Petrópolis. A identidade da profissional de saúde ainda não foi divulgada, mas ela já foi afastada do cargo e o caso está sendo investigado.

Neste sábado (13/02), após uma criteriosa checagem, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que a seringa realmente estava vazia e emitiu uma nota de esclarecimento:

A Secretaria de Saúde informa que tomou todas as providências cabíveis assim que recebeu a denúncia e confirmou, com o apoio das imagens registradas pela família e a verificação da quantidade de doses aplicadas, que a seringa utilizada para vacinar a idosa estava vazia no momento da aplicação.

As equipes fizeram imediatamente contato com a família e a idosa foi vacinada neste sábado. A secretaria abriu procedimento interno de investigação para apurar a responsabilidade sobre o fato e criou um canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas e recebimento de denúncias, o WhatsaApp (24) 99946-1161. 

O governo reitera o compromisso com a população e frisa que vem trabalhando para garantir toda a transparência no processo de vacinação, que envolve centenas de pessoas extremamente comprometidas com todo o processo. A apuração será rigorosa para que casos como este nunca mais se repitam.

Importante lembrar que no local da vacinação há sempre um supervisor, que deve ser acionado em caso de qualquer dúvida ou problema.

Secretaria de Saúde cria canal de comunicação pelo WhatsApp para receber denúncias e tirar dúvidas

Buscando reforçar a transparência da campanha de vacinação em Petrópolis, a prefeitura lançou neste sábado (13/02) um novo canal de comunicação para esclarecer dúvidas e receber denúncias sobre a vacinação contra a Covid-19. É o número de WhatsaApp (24) 99946-1161, que vai facilitar o contato entre o governo e a população. Além disso, o Secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho frisou que todos têm direito de filmar vacinação:

“Você tem o direito de filmar a vacinação e qualquer dúvida que você tenha em relação à aspiração e à quantidade de líquido dentro da seringa você pode tirar com um supervisor dentro de cada ponto fixo de vacinação em Petrópolis. Caso você ainda tenha dúvidas, você pode entrar em contato com o Departamento de Vigilância e Saúde, que é o responsável pelo processo de vacinação no nosso município”, esclarece o Secretário de Saúde Aloísio Barbosa da Silva Filho.

A Secretaria esclareceu que todos os técnicos de enfermagem foram treinados e orientados sobre os procedimentos adequados para armazenamento e manuseio das vacinas. A cidade recebeu vidros com uma única dose e também vidros com quantidade suficiente para dez doses de vacina. Tudo é mantido em local com a temperatura adequada até o momento da aplicação. As seringas e agulhas são descartáveis e preparadas individualmente para a aplicação da dose.

“Nossas equipes estão empenhadas em oferecer o melhor atendimento para os cidadãos. Realizar o planejamento das ações tem sido um desafio frente às reduzidas remessas de vacina que o município tem recebido”, completa.

Campanha de vacinação continua nos próximos dias

A campanha de vacinação para idosos acima de 90 anos e pessoas acamadas continua na segunda-feira (15) e de quarta-feira (17) a sábado (20). Para uma melhor organização dos trabalhos, as equipes pedem que o cadastro seja feito previamente, pelo site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) ou diretamente no endereço http://bit.ly/PetropolisVacinacaoCOVID19. Quem não tiver acesso à internet ou tiver dificuldades, no entanto, pode ir diretamente à posto, que o formulário será preenchido na hora.

As equipes da Secretaria de Saúde estão trabalhando em dois pontos fixos montados na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava. Os dois locais, que também funcionam no sistema drive-thru, ficam abertos das 9h às 16h.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir