Projeto petropolitano Cine Pagu vai distribuir kits de cinema para 62 escolas públicas da cidade
Graças ao projeto também será realizado o 1º Encontro de Cinema e Educação da Região Serrana
O Cine Pagu, cineclube itinerante com foco em direitos humanos atuante em Petrópolis, acaba de anunciar seu maior e mais novo projeto: o “Matéria de Cinema”. Com o intuito de unir cinema e educação, o projeto tem como duas de suas ações a distribuição de kits educativos de cinema para 62 escolas estratégicas da rede municipal de ensino da cidade e a realização do 1º Encontro de Cinema e Educação da Região Serrana.
Foto: Divulgação
De acordo com Beatriz Ohana, coordenadora do projeto, o projeto será centrado na divulgação dos bastidores do média-metragem “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”. Produzido em 2019 com crianças do bairro Independência, ele participou da 18ª edição do festival de cinema infantil mais importante do Brasil, o Festival Internacional de Cinema Infantil, e já recebeu quatro prêmios.
“Nele será possível ver imagens de bastidores de todo o processo, além de relatos da equipe e das crianças participantes, mostrando de que forma isso inspirou as crianças e os jovens da comunidade do Independência. A inserção do audiovisual no contexto escolar pode ampliar o repertório cultural, social e artístico de crianças e jovens. E é exatamente essa a proposta do projeto”, enfatiza Beatriz.
Foto: Divulgação
Promovido em parceria com o Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Governo Federal através da Lei Aldir Blanc, o projeto vai realizar, ainda, o lançamento do site oficial do Cine Pagu – plataforma em que será possível agendar sessões do média-metragem em todo o Brasil. A programação do “Matéria de Cinema” vai consistir, então:
- Dia 14/02, às 15 horas: da live de lançamento do projeto, com exibição* do documentário e do curta, além de debate entre os participantes do projeto e convidados. No mesmo dia, será lançado o site oficial do Cine Pagu;
- Dia 26/02: da realização do 1º Encontro de Cinema e Educação da Região Serrana, onde será fundado o Fórum de Cinema e Educação.
*A exibição será simultânea pelo YouTube e pela página do Facebook do Cine Pagu e contará com a presença de uma intérprete de libras, tornando o conteúdo mais democrático e inclusivo.
Foto: Divulgação
Ainda segundo Beatriz, os kits educativos de cinema vão consistir num pen drive com o documentário e o curta completos, além de um material especial de apoio para realização de debates e atividades. A listagem das escolas contempladas pela ação será divulgada nesta terça (2) pela Secretaria de Educação. Mais informações sobre a programação e o Cine Pagu podem ser obtidas nas páginas do cineclube:
Facebook: https://www.facebook.com/pagucine/
Instagram: https://www.instagram.com/cine.pagu/?hl=pt-br
Sobre “A incrível aventura das sonhadoras crianças contra Lixeira Furada e Capitão Sujeira”:
Quando o lixo só cresce e os adultos não dão conta do problema, João Pedro, Sophia e as crianças do QG dos Sonhadores entram em ação para derrotar os inimigos do bairro: O atrapalhado Lixeira Furada e seu comparsa, Capitão Sujeira. Uma aventura repleta de imaginação e fantasia, que apresenta o olhar de crianças sobre o lugar em que vivem.