Connect with us

Cartilha traz dicas para passar as festas de fim de ano de forma mais segura

Cidade

Cartilha traz dicas para passar as festas de fim de ano de forma mais segura

A cartilha faz parte da campanha da Unimed “Amor de Alguém”

Especialistas da área da saúde estão preocupados com a possibilidade de aumento de casos de covid-19 após as festas de fim de ano. A recomendação número 1 é o isolamento social, festas virtuais e sem reunir pessoas que não moram na mesma casa. Porém, já prevendo que muitas famílias podem fazer encontros mais reservados no Natal e Ano Novo, a Unimed Petrópolis elaborou uma cartilha com dicas para um fim de ano mais seguro.

“A pandemia não acabou! E a maneira mais segura de celebrar este fim de ano é apenas com as pessoas que vivem na mesma casa que você ou por meio de reuniões virtuais. Ainda assim, se optar por reuniões presenciais minimize ao máximo os riscos”, diz o material da Unimed.

A cartilha faz parte da campanha da Unimed “Amor de Alguém”. “Mais do que nunca é tempo de proteger os seus amores e os amores de alguém”.

Foto: Reprodução/Internet

Uma das preocupações da Unimed Petrópolis é com relação ao aumento de números de casos de covid-19 em janeiro. Nesta semana, a cidade já registrou novo recorde de internação pelo novo coronavírus desde o início da pandemia em março – foram 196 pacientes internados, segundo boletim divulgado na segunda.

Os hospitais da cidade também registraram 100% de ocupação dos leitos para covid-19. Diante da gravidade da situação, a Justiça determinou o fechamento de bares e igrejas a fim de diminuir um pouco o índice de contaminação.

Apesar disso, há grande preocupação das unidades de saúde com as festas de fim de ano. Um grupo de 20 infectologistas da cidade chegou a se reunir para emitir uma carta aberta, um alerta, para a população de Petrópolis.

“Considerando que atualmente as unidades de atendimento já se encontram sobrecarregadas pela covid-19, estamos antevendo a possibilidade de expansão do problema nas próximas semanas, caso a população não se sensibilize na adoção de medidas preventivas”.

Foto: Dr. Rafael Gomes de Castro, presidente da Unimed Petrópolis. Imagem: Divulgação

Veja as recomendações da Unimed Petrópolis:

1) Com relação aos convidados
A cartilha recomenda comemorações de curta duração e com o menor número de pessoas possível. “Embora não exista um número seguro, tem sido sugerido o máximo de 10 pessoas”.

Pessoas com sintomas, suspeita de covid-19 ou caso tenham confirmado não devem participar. Já as pessoas de grupo de risco devem evitar participar.

2) A escolha do local
Com relação ao local onde será realizado o encontro, a cartilha indica que sempre que possível deverá ser ao ar livre ou bem ventilado, com portas e janelas sempre abertas.

“E já deixe previamente acordado com todos os convidados as regras e todas as medidas de prevenção que serão adotadas”.

O lembrete da Unimed é que quanto mais pessoas e núcleos familiares envolvidos, maiores as chances de contaminação.

3) Protocolos que devem ser seguidos
Todas as pessoas devem usar máscaras em todos os ambientes e retirá-las apenas na hora das refeições;

A Unimed recomenda que os anfitriões disponibilizem máscaras limpas ou descartáveis para os convidados mesmo que já tenham orientado que cada um vá de máscara e leve mais uma máscara reserva;

Além disso, sugere que sejam disponibilizados envelopes individuais para armazenamento das máscaras durante as refeições. E que escolham uma pia de banheiro para higiene das mãos com sabonete líquido e papel toalha descartável;

Álcool em gel também deverá estar disponível para os convidados.

4) Limpar constantemente locais de contato frequentes
A cartilha indica que o borrifador de álcool fique à vista para limpeza de corrimãos e mesas, por exemplo.

5) Cuidados especiais devem ser tomados
É importante respeitar o distanciamento, principalmente com idosos e pessoas do grupo de risco;

Não é permitido abraçar ou beijar ninguém mesmo usando máscara;

As mãos devem ser lavadas frequentemente;

Evitar falar alto e cantar, principalmente, se estiver sem máscara, porque há maior risco de expelir gotículas de saliva.

6) Atenção para a hora da refeição
A cartilha recomenda que apenas uma pessoa faça a montagem dos pratos e sirva aos convidados. Esta pessoa deve higienizar as mãos antes da manipulação dos alimentos e deverá estar usando máscara. O uso de luvas não é indicado porque dificulta da higienização das mãos;

Tigelas para alimentos compartilhados estão proibidos (amendoins, castanhas, frutas);

Não usar objetos compartilhados (copos, taças, talheres). Preferir os descartáveis.

7) O distanciamento deve ser respeitado
Reduza o número de cadeiras nas mesas;

Evite colocar uma pessoa de frente para a outra;

Mantenha o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas (equivale a dois braços esticados).

8) Exame pode dar “falsa segurança”
A Unimed Petrópolis não recomenda que as pessoas façam o exame antes das confraternizações de fim de ano porque pode dar uma falsa ideia de segurança. “O exame não detecta 100% dos casos, ou seja, ter um exame negativo não afasta a possibilidade de ter a covid-19”, diz a cartilha.

A Unimed esclarece é que após ter contato com o vírus, a pessoa pode levar até 14 dias para manifestar os sintomas. Neste período, a pessoa pode testar negativo e, ainda assim, estar transmitindo. Pessoas assintomáticas também podem transmitir o vírus.

Veja também:

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir