Cartilha traz dicas para passar as festas de fim de ano de forma mais segura
A cartilha faz parte da campanha da Unimed “Amor de Alguém”
Especialistas da área da saúde estão preocupados com a possibilidade de aumento de casos de covid-19 após as festas de fim de ano. A recomendação número 1 é o isolamento social, festas virtuais e sem reunir pessoas que não moram na mesma casa. Porém, já prevendo que muitas famílias podem fazer encontros mais reservados no Natal e Ano Novo, a Unimed Petrópolis elaborou uma cartilha com dicas para um fim de ano mais seguro.
“A pandemia não acabou! E a maneira mais segura de celebrar este fim de ano é apenas com as pessoas que vivem na mesma casa que você ou por meio de reuniões virtuais. Ainda assim, se optar por reuniões presenciais minimize ao máximo os riscos”, diz o material da Unimed.
A cartilha faz parte da campanha da Unimed “Amor de Alguém”. “Mais do que nunca é tempo de proteger os seus amores e os amores de alguém”.
Foto: Reprodução/Internet
Uma das preocupações da Unimed Petrópolis é com relação ao aumento de números de casos de covid-19 em janeiro. Nesta semana, a cidade já registrou novo recorde de internação pelo novo coronavírus desde o início da pandemia em março – foram 196 pacientes internados, segundo boletim divulgado na segunda.
Os hospitais da cidade também registraram 100% de ocupação dos leitos para covid-19. Diante da gravidade da situação, a Justiça determinou o fechamento de bares e igrejas a fim de diminuir um pouco o índice de contaminação.
Apesar disso, há grande preocupação das unidades de saúde com as festas de fim de ano. Um grupo de 20 infectologistas da cidade chegou a se reunir para emitir uma carta aberta, um alerta, para a população de Petrópolis.
“Considerando que atualmente as unidades de atendimento já se encontram sobrecarregadas pela covid-19, estamos antevendo a possibilidade de expansão do problema nas próximas semanas, caso a população não se sensibilize na adoção de medidas preventivas”.
Foto: Dr. Rafael Gomes de Castro, presidente da Unimed Petrópolis. Imagem: Divulgação
Veja as recomendações da Unimed Petrópolis:
1) Com relação aos convidados
A cartilha recomenda comemorações de curta duração e com o menor número de pessoas possível. “Embora não exista um número seguro, tem sido sugerido o máximo de 10 pessoas”.
Pessoas com sintomas, suspeita de covid-19 ou caso tenham confirmado não devem participar. Já as pessoas de grupo de risco devem evitar participar.
2) A escolha do local
Com relação ao local onde será realizado o encontro, a cartilha indica que sempre que possível deverá ser ao ar livre ou bem ventilado, com portas e janelas sempre abertas.
“E já deixe previamente acordado com todos os convidados as regras e todas as medidas de prevenção que serão adotadas”.
O lembrete da Unimed é que quanto mais pessoas e núcleos familiares envolvidos, maiores as chances de contaminação.
3) Protocolos que devem ser seguidos
Todas as pessoas devem usar máscaras em todos os ambientes e retirá-las apenas na hora das refeições;
A Unimed recomenda que os anfitriões disponibilizem máscaras limpas ou descartáveis para os convidados mesmo que já tenham orientado que cada um vá de máscara e leve mais uma máscara reserva;
Além disso, sugere que sejam disponibilizados envelopes individuais para armazenamento das máscaras durante as refeições. E que escolham uma pia de banheiro para higiene das mãos com sabonete líquido e papel toalha descartável;
Álcool em gel também deverá estar disponível para os convidados.
4) Limpar constantemente locais de contato frequentes
A cartilha indica que o borrifador de álcool fique à vista para limpeza de corrimãos e mesas, por exemplo.
5) Cuidados especiais devem ser tomados
É importante respeitar o distanciamento, principalmente com idosos e pessoas do grupo de risco;
Não é permitido abraçar ou beijar ninguém mesmo usando máscara;
As mãos devem ser lavadas frequentemente;
Evitar falar alto e cantar, principalmente, se estiver sem máscara, porque há maior risco de expelir gotículas de saliva.
6) Atenção para a hora da refeição
A cartilha recomenda que apenas uma pessoa faça a montagem dos pratos e sirva aos convidados. Esta pessoa deve higienizar as mãos antes da manipulação dos alimentos e deverá estar usando máscara. O uso de luvas não é indicado porque dificulta da higienização das mãos;
Tigelas para alimentos compartilhados estão proibidos (amendoins, castanhas, frutas);
Não usar objetos compartilhados (copos, taças, talheres). Preferir os descartáveis.
7) O distanciamento deve ser respeitado
Reduza o número de cadeiras nas mesas;
Evite colocar uma pessoa de frente para a outra;
Mantenha o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas (equivale a dois braços esticados).
8) Exame pode dar “falsa segurança”
A Unimed Petrópolis não recomenda que as pessoas façam o exame antes das confraternizações de fim de ano porque pode dar uma falsa ideia de segurança. “O exame não detecta 100% dos casos, ou seja, ter um exame negativo não afasta a possibilidade de ter a covid-19”, diz a cartilha.
A Unimed esclarece é que após ter contato com o vírus, a pessoa pode levar até 14 dias para manifestar os sintomas. Neste período, a pessoa pode testar negativo e, ainda assim, estar transmitindo. Pessoas assintomáticas também podem transmitir o vírus.
Veja também:
- Número de internações por Covid-19 continua crescente; 196 pacientes estão hospitalizados nesta segunda-feira
- “Por pouco entrei para as estatísticas, diz policial petropolitano de 34 anos recuperado pela Covid-19