Connect with us

Novembro Azul: pontos turísticos e prédios públicos de Petrópolis recebem iluminação especial

Cidade

Novembro Azul: pontos turísticos e prédios públicos de Petrópolis recebem iluminação especial

Campanha busca conscientizar sobre a importância da saúde do homem.

O Palácio Quitandinha, o 14 Bis, a sede da prefeitura, o Palácio Sérgio Fadel e o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp estão iluminados receberam iluminação especial este mês, na cor azul, para ressaltar a importância da saúde do homem, dentro da Campanha Novembro Azul.

Foto 1: Bruno Soares, no Lago Quitandinha / Foto 2: PMP, no 14 Bis

Confira o calendário de ações gratuitas de conscientização e prevenção a doenças

Durante todo o mês estão sendo disponibilizados, em diversas unidades de saúde, exames, consultas e mutirões voltados à saúde da população masculina do município. Todas as Unidades de Atenção Básica estão prestando atendimentos com o objetivo de ampliar o acesso aos usuários da rede, inclusive com ações no terceiro turno nas Unidades Básicas do Itamarati, Estrada da Saudade, 24 de Maio, Pedro do Rio, Retiro, Alto da Serra e Quitandinha, entre 08 e 20h. Também são realizados testes rápidos para a Covid-19 e doenças sexualmente transmissíveis, além da divulgação de cuidados básicos da saúde masculina.

No dia 26 de novembro, os atendimentos e consultas, exclusivamente com enfermeiros, serão feitos com extensão ao terceiro turno no Posto da 24 de Maio, no Centro da cidade, entre 08h e 20h. O Ambulatório Escola, no bairro Samambaia, também vai oferecer atendimento aos pacientes pela Campanha Novembro Azul.

Consultas, ações educativas e testagem contra doenças sexualmente transmissíveis ocorrem no dia 24 de novembro, das 9h ao meio-dia e das 13h às 16h. Dia 25 de novembro, os atendimentos serão entre 09h e meio-dia, na mesma unidade. Dia 19 no posto do Machado Fagundes, na Estrada da Saudade, serão oferecidos atendimentos à população masculina com escala em terceiro turno.

Dias 21 e 28 de novembro, a Unidade Básica de Saúde da Posse fará seu Dia D no atendimento à população masculina. Dia 28 de novembro, a Unidade Básica de Saúde do Morin também contará com um Dia D. Em ambos os dias e eventos serão disponibilizadas ações de consultas médicas, realização de exames, avaliações de nutrição, testagem rápida e atividades educativas, entre 08h e 17h.

Entre os dias 23 e 27 de novembro, o Centro de Saúde vai oferecer consultas exclusivas aos homens com nutricionistas entre 08h e 20h. Na mesma data, o público masculino vai contar com atendimentos de odontologia, entre 17h e 20h.

Demais ações têm como objetivo esclarecer os cuidados específicos da saúde masculina e incentivar os parceiros ao acompanhamento do pré-natal das mulheres. Todas as unidades estarão de portas abertas ao atendimento na cidade.

O Ministério da Saúde pretende, este ano, sensibilizar os homens em relação aos seus cuidados básicos, ações de autocuidado e cuidado integral. A estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde visa o esclarecimento de doenças pertinentes aos homens e traz neste ano, além dos cuidados em relação ao câncer de próstata, foco da campanha, outras inúmeras informações relativas à prevenção do câncer de boca, em expressivo crescimento devido ao abuso de álcool e tabagismo em todo o Estado.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir