Connect with us

Testagem em massa da Covid-19 volta a acontecer nos bairros de Petrópolis

Cidade

Testagem em massa da Covid-19 volta a acontecer nos bairros de Petrópolis

As ações itinerantes estão sendo reiniciadas nesta quarta-feira (11), sem necessidade de agendamento prévio.

A prefeitura anunciou, por meio de uma coletiva na tarde de terça-feira (10), que as testagens em massa da população serão reiniciadas nesta quarta-feira (11) com ações na Praça Dom Pedro e na Praça de Cascatinha, das 9h às 16h. Foram adquiridos 30 mil kits de testes rápidos.

“A nova fase das ações tem como objetivo o monitoramento da doença, diante de uma possível segunda onda da Covid-19 no país. O trabalho mantém, ainda, o foco de salvar vidas na cidade. A prefeitura informa, também, que todas as ações de flexibilização serão mantidas e que não existe, no momento, qualquer possibilidade de lockdown na cidade”, disse a assessoria de comunicação da prefeitura, em nota.

Foto Divulgação / PMP

Para os atendimentos não é necessário cadastro prévio e os usuários receberão o resultado em 15 minutos pela equipe técnica da saúde responsável pelo trabalho. A previsão é de que, ainda esta semana, as ações, que acontecem sempre das 9h às 16h, sejam estendidas para Itaipava, Alto da Serra, Quitandinha e Corrêas.

Os 30 mil kits de testes rápidos para a detecção da Covid-19, adquiridos recentemente pelo município, foram entregues à Secretaria de Saúde nesta segunda-feira (09). O anúncio foi feito em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira (10) na sede da prefeitura.  Na coletiva, foi descartada qualquer possibilidade de lockdown na cidade.

Segundo o médico infectologista José Henrique Castrioto, não existem critérios técnicos que ameacem a cidade. “Afastamos qualquer ação de fechamento da cidade ou lockdown, hoje. Não existem critérios técnicos para isso e nem mesmo necessidade de alarmismo por parte da população, já que temos nossos quadros bem controlados no município. Desde o início da pandemia, todas as ações da prefeitura tiveram o objetivo de preservar a população da doença”, afirmou o médico.

De acordo com a prefeitura, as testagens em massa da população fazem parte das ações da Secretaria de Saúde para monitorar o comportamento da doença no município e prevenir Petrópolis de uma segunda onda de Covid-19, já presente em alguns países da Europa.

“A pandemia não acabou. As novas ações de testagem vão mostrar onde estão os focos da doença na cidade e, desta forma, apontar quais bairros deverão receber os trabalhos da testagem em massa. Todo o trabalho será baseado em acompanhamento estatístico por parte da Secretaria de Saúde. Já temos cerca de 70 mil pessoas testadas na cidade e vamos manter o trabalho com a intenção de chegar a 150 mil. Vale dizer que os testes nunca pararam na cidade. Todas as unidades de saúde permaneceram testando pacientes sintomáticos mesmo durante a suspensão temporária dos testes em massa”, afirmou a Secretária de Saúde do município, Fabíola Heck.

Veja também:

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir